Esportes

Tite convoca seleção para as eliminatórias com sete campeões olímpicos

tite_mowa_2016.jpg

O técnico Tite divulgou, na manhã desta segunda-feira, a lista de 23 jogadores convocados para representar a seleção brasileira nas partidas contra Equador, no dia 1º de setembro, e Colômbia, dia 6, ambas válidas pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

Tite convocou sete jogadores que participaram da conquista da medalha de ouro na Olimpíada do Rio: o goleiro Weverton, os zagueiros Rodrigo Caio e Marquinhos, o meia Renato Augusto e os atacantes Gabriel Barbosa, Gabriel Jesus e Neymar. Três deles (Weverton, Renato Augusto e Neymar) faziam parte da cota de jogadores acima de 23 anos.

Esta foi a primeira convocação de Tite desde que assumiu o cargo de treinador da seleção brasileira, no fim de junho. Por ter pouco tempo de trabalho, Tite preferiu não convocar a seleção olímpica para os Jogos do Rio-2016. A tarefa coube ao técnico da seleção sub-20, Rogério Micale, responsável por elaborar a lista de jogadores que trouxeram o ouro inédito para o futebol masculino.

– Essa lista foi feita há sete dias e já foi firmada na Fifa. O regulamento exigia. Esses atletas já estavam convocados antes dos jogos contra Honduras e Alemanha – disse Tite, que comentou o legado que o time campeão olímpico deixou.

– Fica um legado de um senso de equipe muito forte. Enfrentamos um momento difícil e houve um carinho e compreensão do torcedor, que nós precisamos.

Tite ainda fez questão de dizer que a lista atual foi feita de acordo com o momento de cada jogador.

– Alguns atletas europeus por estarem retornando suas atividades ficam prejudicados na sua real avaliação. A convocação é para os próximos dois jogos. Não quero ser o otimista irresponsável, nem o pessimista que fica só olhando o lado negativo. Mas estamos no momento não classificados para a Copa com a busca do crescimento e nos classificarmos. A partir daí, surge uma nova etapa – disse o técnico.

A lista conta com algumas novidades em relação às convocações recorrentes de Dunga, treinador que antecedeu Tite à frente da seleção brasileira. O lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, voltou a ser lembrado.

Tite lembrou ainda de nomes que dirigiu ao longo de sua carreira de clubes, como o meia Giuliano e o atacante Taison, que foram seus jogadores no Internacional em 2009; e o lateral-direito Fágner, que foi seu jogador no Corinthians. Uma surpresa na lista é o volante Rafael Carioca, do Atlético-MG, convocado pela primeira vez para a seleção brasileira.

Confira os convocados:

Goleiros: Alisson (Roma-ITA), Marcelo Grohe (Grêmio), Weverton (Atlético-PR)

Zagueiros: Gil (Shandong Luneng-CHN), Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Miranda (Internazionale-ITA), Rodrigo Caio (São Paulo)

Laterais: Daniel Alves (Juventus-ITA), Fagner (Corinthians), Filipe Luis (Atlético de Madrid-ESP), Marcelo (Real Madrid-ESP)

Meias: Casemiro (Real Madrid-ESP), Giuliano (Zenit-RUS), Lucas Lima (Santos), Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHN), Philippe Coutinho (Liverpool-ING), Rafael Carioca (Atlético-MG), Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN), Willian (Chelsea-ING)

Atacantes: Gabriel Barbosa (Santos), Gabriel Jesus (Palmeiras), Neymar (Barcelona-ESP), Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)