Esportes

Tite cita 1970 e LeBron James para explicar sucesso defensivo da seleção

O brilho de Neymar e de Phillippe Coutinho costuma atrair mais atenções, mas a seleção brasileira sob o comando de Tite chama a atenção pela solidez defensiva. Em cinco jogos, a defesa sofreu apenas um gol, contra a Colômbia, e as chances concedidas aos adversários são raras. Na entrevista em que analisou a vitória por 3 a 0 sobre a Argentina, nesta quinta-feira, no Mineirão, o técnico falou sobre o bom padrão coletivo que ele conseguiu dar ao time, e destacou a importância de todos os jogadores ajudarem a marcar, inclusive os atacantes.

Tite contou que, na preleção para o clássico contra a Argentina, mostrou em vídeo aos jogadores o quarto gol da seleção na final da Copa de 1970, marcado por Carlos Alberto Torres, como exemplo de jogo coletivo que queria ver. E classificou como “bobagem” a avaliação de que os atacantes não podem participar da marcação.

– Eu terminei a palestra antes do jogo com o gol do Carlos Alberto. Disse (aos jogadores) que aquela imagem nos ensina muito. O Tostão veio dobrar a marcação do lado com Everaldo (lateral-esquerdo da seleção de 1970) até a defesa. Na sequência, quase todos tocaram na bola. Quando a bola rodou, o lateral do outro lado, que era o Carlos Alberto, apareceu (como opção). Tudo isso nos mostra o quanto é importante o senso de equipe. As ações solidárias de talentos extraordinários – disse Tite.

O treinador insistiu na ideia de que a participação de todos na fase defensiva do jogo tem sido um dos segredos da boa fase da seleção sob seu comando.

– Dizem “ah, mas se (o atacante) voltar para marcar um pouquinho, não tem forçar para atacar depois. Bobagem. O Cavaliers foi campeão da NBA com o maior astro (LeBron James) fazendo uma ação defensiva. Os jogadores sabem disso. Por vezes, o Gabriel (Jesus) vinha recompor no lado esquerdo para o Neymar poder descansar num lance, revezavam. Isso é jogo coletivo.

Tite detalhou como fez para impedir que Messi desequilibrasse o jogo em favor da Argentina. O craque do Barcelona não conseguiu jogar perto do gol do Brasil, embora não tenha tido má atuação, principalmente no primeiro tempo:

– O Messi era abastecido por Zabaleta, Otamendi ou Mascherano, este era o link inicial. Você tinha que cortar essa linha de passe. Tem que diminuir as ações de um cara que é diferente mesmo. Ele teve que sair daquela área mais perigosa para jogar.

FÁBIO SANTOS PODE SER CONVOCADO

Durante a entrevista, Tite foi surpreendido com a notícia de que o lateral Marcelo, que recebeu cartão amarelo no clássico, está suspenso do jogo contra o Peru, na próxima terça-feira. O jogador do Real Madrid inclusive já deixou definitivamente a concentração da seleção na madrugada desta sexta-feira. Tite disse que “possivelmente” convocará um lateral para o jogo com o Peru. O mais cotado é Fábio Santos, do Atlético-MG, até por já estar em Belo Horizonte, o que facilitará sua integração ao grupo.

O elenco da seleção tem folga nesta sexta-feira, e volta a treinar no sábado, já na Cidade do Galo. O CT do Atlético-MG vai servir também de concentração da seleção até a viagem para o Peru, no domingo.