Esportes

Tiro e hipismo para Yane Marques reagir no pentatlo moderno

Palco dos jogos da primeira fase do basquete feminino, a Arena da Juventude, em Deodoro, trocou de cara ontem. A quadra deu espaço para nove pistas de esgrima, no primeiro dia de competição do pentatlo moderno. As 36 competidoras duelaram entre si, com cada uma fazendo 35 combates curtos, de no máximo um minuto. Quem conseguisse o primeiro toque na adversária vencia. Foi uma overdose de esgrima, para atletas e público. As disputas duraram quase três horas. Links Pentatlo moderno

? Estamos acostumadas com isso. Fico me alimentando, me hidratando entre as lutas, tirando um descanso de dois, três minutos. É preciso ter a mente forte ? disse a alemã Lena Schoneborn, ouro em Pequim-2008 e líder do ranking mundial.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

Para o público, uma questão era essencial: como prestar atenção em nove lutas ao mesmo tempo? A solução era focar em um combate, e a escolha para a maioria da torcida parecia óbvia.

? O segredo é ficar de olho só na luta da Yane Marques. Não dá para acompanhar o resto ? ensinou Flávio Almeida, que torcia com uma bandeira do Brasil na mão.

Acompanhando os duelos aos gritos de “Yane, Yane”, a torcida bem que tentou ajudar, mas o começo da brasileira não foi muito animador. Bronze em Londres-2012, ela terminou o primeiro dia de disputas em 21º. Venceu 16 dos 35 combates, somando 196 pontos na classificação. O primeiro lugar ficou com a polonesa Oktawia Nowacka, que alcançou 262 pontos com suas 27 vitórias.

Parecendo abatida com seu resultado, Yane não quis conversar com os jornalistas na zona mista de imprensa. Seu técnico, Thales Rabelo, reconheceu que o desempenho não foi dos melhores e disse que a brasileira, que foi porta-bandeira na cerimônia de abertura, vai ter que, literalmente, correr atrás das adversárias. Em Londres, quando conquistou o bronze, Yane terminou a prova de esgrima na sexta posição.

? O resultado foi um pouco aquém da média e do esperado. Normalmente ela chega à casa de 20 vitórias. Poderia ter sido um pouco melhor, mas o evento está totalmente aberto. Ela vai ter que fazer um esforço na corrida. Será uma prova de recuperação ? disse Rabelo.

Todas as medalhas do Brasil na Rio-2016

Esporte que reúne cinco modalidades diferentes, o pentatlo moderno apresenta uma novidade no Rio-2016. Pela primeira vez em uma Olimpíada será disputado uma fase ?bônus? de esgrima. Hoje, no dia decisivo, as atletas iniciarão as disputas às 12h com a prova de natação ? 200m livre ? no Centro Aquático de Deodoro. A partir daí, toda a ação será no Estádio de Deodoro, com a realização de uma fase adicional da esgrima (mas com menos lutas do que ontem), hipismo (em que as atletas saltam com cavalos sorteados 20 minutos antes da disputa) e evento combinado, que reúne tiro e corrida.

Nessa última e decisiva prova, quem estiver liderando a classificação larga primeiro, com a vantagem em pontos sendo convertida em segundos. Desta forma, se a segunda colocada estiver 10 pontos atrás na classificação, largará dez segundos atrás da líder. Quem cruzar primeiro a linha de chegada após 3,2km de corrida e quatro sessões de tiro a um alvo posicionado a 10m de distância conquista a medalha de ouro.

Yane Marques não costuma ter bom desempenho na corrida, mas Thales Rabelo aposta nos pontos fortes da pernambucana para reagir e brigar por mais um pódio no pentatlo:

? Ela é muito boa no hipismo. O hipismo e o tiro podem fazer muita diferença. Está tudo indefinido.

Entre os homens, Felipe Nascimento foi o penúltimo, com apenas nove vitórias e 26 derrotas. A final masculina será amanhã.

Os recordes dos Jogos Olímpicos Rio-2016