Cotidiano

Tinder ameaça processar aplicativo de busca por sexo a três

jpeg3nder.jpg

RIO ? O Tinder é um dos mais conhecidos aplicativos de procura por relacionamentos, e parece não querer competição. A marca, mantida pela gigante Match Group (também dona do OkCupid e Twoo, entre outros), ameaça processar o 3nder, aplicativo focado em pessoas que buscam parceiros para sexo a três. O argumento é de violação da marca, pela similaridade entre os nomes.

Dimo Trifonov, fundador do 3nder, acusou o Tinder de ?carregar uma arma nuclear? contra sua pequena firma, que emprega apenas 8 pessoas. Como resposta, a start-up lançou uma campanha inusitada. Pediu que seus usuários postassem uma foto de meias no Twitter com a hashtag #TinderSuckMySocks.

? Se eu for realista, eles podem nos falir ? disse Trifonov, ao ?Guardian?. ? Mas não é sobre isso, é sobre o que é certo e errado.

Em documento legal enviado ao 3nder, o Tinder alega que a pronúncia do nome ?3nder? pode causar confusão entre os usuários:

?Foneticamente, a marca infringente é similar à marca Tinder, já que a pronúncia óbvia de ?3nder? é ?Thrinder?, que rima com Tinder?, diz um documento legal que integra o processo.

O documento exige que o 3nder feche sua página na internet e remova todas as referências ao nome. Trifonov se defende, alegando que o nome do aplicativo é pronunciado de forma diferente em muitos países. Ele também questiona a possibilidade do Tinder ter o direito sobre uma combinação de letras, lembrando que o próprio Tinder foi precedido pelo Grindr, de busca por parceiros gays.

? Tudo é injusto… Eu poderia registrar o nome café e depois processar todas as cafeterias no mundo? ? questiona Trifonov. ? Quem faria isso? Corporações más fariam.

O Tinder não comentou o assunto.