Cotidiano

Tido como 'anti-Trump', Steinmeier é eleito presidente da Alemanha

64850740_German president-elect Frank-Walter Steinmeier gives a speech after the first round of.jpg Mais BERLIM – O ex-ministro de Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, foi eleito presidente da Alemanha neste domingo, tornando-se a 12ª pessoa a ocupar o cargo cujos poderes são limitados a funções cerimoniais.

Steinmeier, um social-democrata que era ministro até o mês passado, conquistou 931 dos 1.260 votos de parlamentares e representantes dos 16 Estados da Alemanha. O antecessor, Joachim Gauck, deixa o cargo no dia 18 de março.

O cargo de presidente na Alemanha é, sobretudo, de honra, enquanto o poder está nas mãos do chefe de Governo e do Parlamento. Mas tem valor de autoridade moral do país.

Aos 61 anos, Frank-Walter Steinmeier tinha vitória garantida. Ele é apoiado por seu partido, o SPD, e pelos democratas-cristãos da chanceler Angela Merkel, aliados na coalizão governamental e que controlam a maioria dos votos.

Ele, que foi ministro das Relações Exteriores por pouco mais de sete anos (2005-2009, 2013-2017), até o final do mês passado, mas derrotado por Merkel na chancelaria nas eleições de 2009, irá suceder Joachim Gauck, um ex-pastor dissidente da Alemanha Oriental.

Conhecido por seu discurso franco quando esteve à frente da diplomacia, Frank-Walter Steinmeier distinguiu-se no ano passado por suas investidas contra Donald Trump.

Durante a campanha eleitoral americana, ele chamou o bilionário de “pregador do ódio”.

– Quero, na função de presidente, ser um contrapeso na tendência sem limite de simplificação – prometeu esta semana em Munique. – Este é o melhor antídoto aos populistas.

“Steinmeier quer ser um presidente anti-Trump”, resumiu o jornal “Berliner Morgenpost”, enquanto o chefe de Estado americano multiplicou seus ataques contra a Alemanha.

Muito popular na Europa Ocidental, é menos querido no leste europeu, onde as suas posições por vezes consideradas pró-Moscou causam preocupação. Neste sentido, criticou no ano passado o reforço da Otan nas fronteiras com a Rússia.

MERKEL EM PERIGO

Internamente, a eleição de Frank-Walter Steinmeier é um novo sinal da perda de força política de Angela Merkel, a menos de sete meses para as eleições legislativas, desta vez contra os social-democratas.

– Do ponto de vista dos social-democratas, a eleição de Steinmeier é o prelúdio de algo muito mais importante: a vitória nas urnas em setembro contra Merkel”, que parecia até pouco tempo ‘impossível’ – considera Michael Bröning, analista político da Fundação Friedrich Ebert.

A chanceler conservadora teve de se resignar no ano passado em apoiar o seu antigo rival, não tendo conseguido apresentar um candidato de consenso e forte o suficiente. Merkel encontra-se mais do que nunca em perigo.