Esportes

Thomas Bach diz que 'ama os brasileiros' e dá Taça Olímpica ao povo carioca

Thomas Bach 1.jpg

RIO ? A cerimônia de encerramento dos Jogos do Rio terminou com uma grande congratulação no discurso final do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomaz Bach. Apresentado como “um amigo do Brasil” e “amigo do Rio” pelo presidente do comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, Bach falou algumas frases em português e homenageou o povo carioca com a honraria da Taça Olímpica, uma das premiações do COI.

? Parabéns, Brasil. Nós te amamos, brasileiros (inciou, em português). Obrigado pela hospitalidade. Esta Olimpíada foi uma celebração da diversidade. Quero agradecer ao comitê organizador, às federações, comitês olímpicos, aos atletas que encantaram ao mundo… E aos voluntários. “Valeu, voluntários” (novamente em português) ? discursou Bach. ? Atletas, vocês enviaram uma mensagem de paz ao conviverem juntos e em paz. Obrigado aos atletas refugiados. Vocês nos inspiraram com seu talento, são um símbolo de esperança.

Em seguida, Bach chamou ao palco seis moradores do Rio, representantes de programas sociais, dos voluntários dos Jogos e das equipes que trabalharam na construção das arenas e da Vila dos Atletas e entregou a cada um deles uma pequena réplica da Taça Olímpica.

? Estes Jogos Olímpicos deixam um legado único. Um Rio antes e outro muito melhor, depois dos Jogos. O COI quer homenagear as pessoas que tornaram isso possível. Há 110 anos, Pierre de Coubertain criou aTaça Olímpica. E hoje, ela vai para os cariocas – afirmou.

Ao fim, o público respondeu com um enorme “aaah” de lamento a frase protocolar de “declaro encerrados os Jogos Olímpicos do Rio”. Não sem antes Bach voltar a falar em português, citando o apelido do Rio de Janeiro:

? Chegamos ao Brasil como convidados, hoje sairemos como seus amigos. Vocês têm um lugar no nosso coração para sempre – disse. – Foram Jogos Olímpicos maravilhosos na Cidade Maravilhosa (em português).