Esportes

Thiago Braz disputa prêmio de melhor do ano

Thiago Braz estará presente na festa de premiação do ?Melhor atleta do ano? da IAAF (Federação Internacional de Atletismo, em inglês), que acontecerá no dia 2 de dezembro, em Mônaco. Isto porque o campeão olímpico do salto com vara apareceu, nesta quinta-feira, na lista dos 10 finalistas para receber o prêmio.

O Brasil nunca ganhou este prêmio e não aparecia na lista de finalistas desde 1998, quando Ronaldo da Costa estabeleceu o então recorde mundial dos 42,2km ao vencer a Maratona de Berlim com 2h06m05s. Thiago Braz, salto com vara

Todos os adversários de Thiago foram campeões no Rio-2016. São eles: Usain Bolt (JAM); Ashton Eaton (EUA); Mo Farah (GBR); Eliud Kipchoge (QEN); Conselsus Kipruto (QEN); Omar McLeod (JAM); David Rudisha (QEN); Christian Taylor (EUA); e Wayde van Niekerk (AFS).

O favorito é Bolt, que chegou ao tricampeonato olímpico dos 100m, 200m e 4x100m no Engenhão. O jamaicano já levou cinco vezes o prêmio ? inclusive, em 2008 e 2012, que eram também anos olímpicos.

Thiago entrou na lista por derrotar o principal nome da modalidade hoje, o francês Renaud Lavillenie (vencedor do prêmio em 2014), na final, com direito a estabelecer novo recorde olímpico: 6,03m.

Fora os Jogos, Thiago não teve uma temporada de muito destaque e participou apenas de uma etapa da Liga Diamante, terminando em terceiro lugar após abdicar da competição na reta final.

Entre as mulheres, as finalistas são: Almaz Ayana (ETH); Ruth Beitia (ESP),; Vivian Cheruiyot (KEN); Kendra Harrison (EUA); Caterine Ibarguen (COL); Ruth Jebet (BRN); Sandra Perkovic (CRO); Caster Semenya (RSA); Elaine Thompson (JAM); e Anita Wlodarczyk (POL).

Todas foram campeãs no Rio-2016. A única exceção é Kendra Harrison, que não conseguiu a vaga olímpica na seletiva americana, mas bateu o recorde mundial dos 100m com barreiras (12s20) duas semanas antes do início do megaevento.