Cotidiano

Theresa May vence 1º turno da votação para premier, e Liam Fox sai da disputa

LONDRES — No primeiro turno da votação do sucessor do premier britânico, David Cameron, a candidata e ministra do Interior, Theresa May, venceu facilmente a disputa, com 50% de apoio. O ex-ministro da Defesa Liam Fox, o menos votado, saiu do páreo.

Com 165 votos dos 330 deputados do Partido Conservador, Theresa May confirmou seu favoritismo para liderar o partido, após Cameron anunciar sua renúncia na sequência do referendo que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Em segundo lugar, aparece a secretária de Estado de Energia, Andrea Leadsom, com 66 dos votos, seguida pelo ministro da Justiça, Michael Gove (48), e pelo secretário de Estado do Trabalho e Pensões, Stephen Crabb (34). Último colocado, Fox obteve apenas 16 votos.

A ministra do Interior, que defendeu a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), mas que pouco se expôs durante a campanha do Brexit, se apresenta como a pessoa capaz de unir um partido fraturado e sem líder depois da renúncia de Cameron no dia seguinte ao referendo. Ela já deixou claro que aceita o resultado do referendo.

— Brexit é Brexit — afirmou, pragmática, ao apresentar sua candidatura.

May deve sua preferência a Boris Johnson, o líder da campanha Brexit (saída da UE), que decidiu não disputar o cargo.

O novo líder deverá ser conhecido no mais tardar em 9 de setembro. Toda terça e quinta-feira haverá uma rodada, que concluirá com a eliminação do candidato menos votado. Quando restarem apenas dois, os 150 mil militantes do partido farão a escolha final.