Cotidiano

Theresa May será confirmada como nova líder conservadora e premier britânica, diz partido

LONDRES — A ministra britânica do Interior, Theresa May, é a única candidata remanescente à liderança do Partido Conservador do Reino Unido, e um processo formal será realizado para confirmar sua nova posição, tornando-se automaticamente a nova primeira-ministra. O chefe do comitê da legenda responsável pela disputa, Graham Brady, fez o anúncio em discurso minutos após a ministra de Energia, Andrea Leadsom, que concorria contra May, anunciar sua saída da disputa.

Brady não deixou claro quando May assumirá ambas as funções, mas disse que o processo deve ser concluído “muito em breve”. A ministra substituirá David Cameron, que anunciou sua renúncia após o referendo que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Em Birmingham, Theresa May lançou oficialmente sua campanha nesta segunda-feira. Ela prometeu que se assumir o cargo de premier vai tirar o país da UE, obedecendo ao resultado do referendo de 23 de junho que deu vitória ao Brexit.

— Brexit significa Brexit e nós vamos fazer com que seja um sucesso — disse Theresa May.

Em resposta aos que pedem ao governo que ignore o resultado da consulta May afirmou:

— Não haverá tentativas de permanecer na UE, não haverá tentativas de reintegrar-se pela porta dos fundos.

May já era favorita na disputa pela liderança do Partido Conservador. Na votação de quinta-feira, ela obteve 199 votos, Leadsom conseguiu 84 e Michael Gove, 46. Depois, os finalistas são submetidas ao voto dos 150 mil militantes conservadores. O nome do novo premier estava previsto para ser divulgado até 9 de setembro.