Cotidiano

Texto da PEC do teto dos gastos fica pronto segunda-feira, diz Meirelles

2016 911549968-2016 910286490-meirelles.jpg_20160518.jpg_20160524.jpgSÃO PAULO – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira que o texto do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que limitará o teto dos gastos públicos deve ser concluído nesta segunda-feira. Ele adiantou que o relatório será apresentado à Comissão Especial da Câmara, criada para analisar o tema, no dia 6 de outubro, próxima quinta-feira.

PEC_3009

? Até o final de outubro isso deve ser votado. Essa é a expectativa e, assim, teremos condições de aprovar a PEC ainda este ano ? afirmou Meirelles durante palestra feita a empresários, em São Paulo.

No discurso de hoje, ele voltou a frisar a importância do ajuste fiscal para que haja a retomada da confiança na economia. Meirelles disse que o mero anúncio das medidas já foi suficiente para melhorar a confiança, mas salientou que para que essa expectativa positiva se concretiza, é preciso que haja a aprovação do ajuste.

? Nosso projeto se dá primeiro com o ajuste fiscal, e a reforma da previdência é parte disso. Depois, uma série de projetos que visam aumentar a produtividade do País ? comentou.

Sobre a reforma da previdência, Meirelles explicou que, caso ela não ocorra, terá de haver um aumento da carga tributária da ordem de 10% do PIB para financiar o aumento do déficit do INSS até 2060.

Em tom descontraído, ele disse que uma das metas do governo é sair das manchetes dos jornais. Meirelles afirmou que, durante os anos que morou no exterior, sempre notou que notícias sobre governo na capa são raras ou muito pequenas.

? E por que? Porque o país está funcionando ? afirmou.