Cotidiano

Testemunhas relatam cenas de horror em atentado a Nice

 NICE, França — As testemunhas do ataque de um caminhão que atropelou uma multidão em Nice, na França, relatam o cenário de caos que presenciaram na noite desta quinta-feira. A polícia fala em 73 mortos após um motorista ter propositadamente avançado sobre uma festa em celebração ao Dia da Bastilha. Investigadores e equipes de socorro trabalham na cena do atentado.

Maryam Violet, uma jornalista iraniana em visita a Nice, disse ao jornal inglês “Guardian” que viu o caminhão acelerar quando chegou perto da multidão, logo após a queima de fogos tradicional do 14 de julho.

— Todos estavam completamente chocados, eu vi que de repente as pessoas estavam correndo e gritando — ela contou. — As pessoas gritavam: “É um ataque terrorista, é um ataque terrorista!”. Estava claro que o motorista fazia aquilo deliberadamente.

Ela contou ainda que viu pelo menos 30 corpos de pessoas mortas ao percorrer o local, muitos cobertos com lençóis azuis. Além disso, Maryam disse ter visto muitas pessoas feridas no cenário que, até então, era de festa e alegria.

— Eu vi duas irmãs e um irmão poloneses que choravam a morte de dois irmãos — ela disse ao “Guardian”. — O mais novo estava chorando e os outros dois não sabiam como reagir.

A jornalista ainda disse que havia muitas famílias muçulmanas na festa, que também foram vítimas do ataque. Elas choravam a perda de seus parentes em árabe.

— Uma família perdeu a mãe e, em árabe, eles diziam que ela era um mártir.