Cotidiano

Testemunha seguiu suspeito de atentado e ajudou polícia a prendê-lo em Berlim

BERLIM ? Uma testemunha do massacre cometido pelo motorista de um caminhão em um mercado de Natal em Berlim na noite de segunda-feira seguiu o suspeito por cerca de dois quilômetros após o ataque ? que está sendo tratado como um ato terrorista pelas autoridades alemãs. Segundo a polícia, esta testemunha foi de ajuda fundamental para que o suspeito fose detido, depois de ter fugido da cena do atentado. O episódio deixou 12 mortos e 48 feridos, dos quais 18 estão em estado grave, em um novo susto para os europeus, que já viveram uma série de ataques terroristas nos últimos meses.

O homem seguiu, com uma distância prudente, o suspeito e durante todo o trajeto manteve contato com a polícia, informando as indicações geográficas essenciais para que ele fosse detido aos pés da Coluna da Vitória, um dos monumentos mais célebres de Berlim, na avenida que leva ao Portão de Brandenburgo.

? Com a ajuda desta testemunha, pudemos deter o suspeito ? indicou Winfrid Wenzel, um porta-voz da polícia de Berlim.

Pouco após o atentado, a polícia alemã recebeu várias ligações de testemunhas que haviam presenciado o ataque ao mercado de Natal. O homem que acompanhou o suspeito não foi identificado por motivos de segurança.

Em pronunciamento após o atentado terrorista que matou 12 pessoas em um mercado de Natal de Berlim, o ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, confirmou os relatos de que o suspeito de dirigir o caminhão que avançou sobre a multidão era provavelmente um refugiado de origem paquistanesa. Sem dizer o seu nome, ele disse que o suspeito chegou à Alemanha em dezembro do ano passado e, em fevereiro, a Berlim. Ele chegou a se registrar para pedir abrigo no país, mas o processo não chegou a ser completado, segundo o ministro.BERLIM

Segundo o jornal alemão “Bild”, o motorista suspeito de dirigir o caminhão tinha 23 anos e foi identificado como Naved B. O jovem, de origem paquistanesa, teria chegado à Alemanha há cerca de um ano pela rota dos Bálcãs. Ele não estava na mira de forças de segurança por atividades suspeitas ou possíveis conexões extremistas. Um jornalista do “Guardian” entrevistou um refugiado que conheceu Naved B no centro de abrigo de Tempelhof. Mohammed Jankhan, de 23 anos, disse: “Ele era apenas um cara normal”.

Nesta terça-feira, os investigadores alemães interrogam o suspeito, que foi recapturado após mas sem oferecer mais detalhes sobre a sua identidade. Segundo o ministro, ele negou as acusações.

? Estamos interrogando um suspeito. Nós ainda não sabemos nada, mas não vamos descansar até que isto tenha sido totalmente esclarecido. Não quero falar sobre um ataque, embora haja muitos pontos para ele ? disse, mais cedo, Maizière.