Saúde

Testagem no Território Eficiência aponta taxa de casos positivos de 1,3% no Riviera

Foram realizados 2.037 testes e 28 pessoas positivaram, a maior parte nas faixas etárias de 10 a 14 anos e 30 a 39 que, juntas, representam 42,8% das pessoas infectadas

Testagem no Território Eficiência aponta taxa de casos positivos de 1,3% no Riviera

Cascavel – A coordenação do Território Eficiência divulgou, nesta segunda-feira (17), um balanço das ações desenvolvidas no Conjunto Riviera, entre elas o resultado da testagem em massa da população. Foram testados 2.037 moradores da região e 28 apresentaram resultado positivo, o que representa uma taxa de positividade de 1,3%.

Dos 28 testes positivos, seis foram de pessoas ligadas a educação – três professores, uma merendeira e dois alunos.

Os números mostram que as faixas etárias com maior incidência de pessoas contaminadas pelo vírus Sars-CoV2 são entre 10 e 14 anos e 30 a 39 anos, ambas com 21,4% dos casos, totalizando 42,8% dos infectados. As mulheres representam a maioria das pessoas que contraíram o vírus que causa a Covid-19. Elas representam 60,71% das pessoas que testaram positivo.

 

Outras ações – Além da testagem, em parceria com o Exército Brasileiro, a Secretaria de Saúde realizou 2.279 visitas para questionar os moradores sobre a pandemia. A pesquisa abordou, por exemplo, sobre hábitos de higiene, com lavar as mãos, além de questionar sobre o uso de máscara e conhecimentos dos sintomas da covid-19.

 

Secretarias – O Território Eficiência teve a participação de várias secretarias. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou 50 atendimentos na unidade móvel do Banco da Mulher Cascavelense e 42 no Espaço Empreender.

A Secretaria Municipal de Política Sobre Drogas e Proteção à Comunidade realizou 931 contatos comunitários e percorreu 452 km de patrulhamento preventivo feito pela Guarda Municipal, além de atender 16 solicitações de atendimento e participar de quatro operações de trânsito.

A Defesa Civil esteve presente nas ações e realizou 13 sanitizações de espaços públicos como escolas, cmeis, Cras, USF, salão comunitário e nas ruas do conjunto.

O Território Eficiência serviu com projeto-piloto para a retomada das aulas na rede municipal. As aulas foram retomadas nos Cmeis Professora Felisbina Bittencourt (Dona Santa), Professora Leonides Ezure e Escola Professora Maria Aparecida Fagnani Soares. Professores e alunos que retornaram às salas de aula foram testados contra Covid-19 antes do retorno.

A Secretaria de Assistência Social atendeu 395 famílias e entregou 91 cestas básicas, além de 96 kits de higiene. A Cohavel iniciou nesta segunda-feira a distribuição de 2.089 kits de higiene. A entrega acontecerá até sexta-feira (21).

Confira a prestação de contas e o boletim epidemiológico do Riviera