Saúde

Testagem em massa: Território EfiCiência inicia testes de covid-19 em professores

Até o fim de semana, professores e alunos que retornarão às salas de aula na escola Maria Fagnani e nos Cmeis Professora Felisbina Bittencourt e Professora Leonides Ezure

Testagem em massa: Território EfiCiência inicia testes de covid-19 em professores

Professores que retornarão às salas de aulas na Escola Maria Fagnani e nos Cmeis Professora Felisbina Bittencourt e Professora Leonides Ezure, na região do Conjunto Riviera, começaram a realizar, nesta terça-feira (13), os exames RT-PCR para detectar se estão ou não com covid-19.  Aqueles que testarem positivos serão monitorados diariamente com visitas domiciliar. Até o fim de semana serão testados, também, os alunos que retornarão às aulas.

As testagens estão sendo feitas em parceria com a Unipar e Univel e fazem parte de um amplo estudo científico sobre o comportamento, em Cascavel, do vírus Sars-CoV-2, que causa a covid-19. O projeto-piloto foi implantado no Conjunto Riviera, que tem cerca de 10 mil habitantes, mas será estendido para outras regiões da cidade.

Hoje foram realizados 90 exames, mas a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Mônica Grando Grutzmacher, explica que a capacidade é para fazer até 300 testes diários. Na próxima semana a população começa a ser submetida à testagem em massa. A população será avisada por meio de carro de som, pela Associação de Moradores e imprensa sobre os exames que serão feitos nos moradores da comunidade.

A farmacêutica-bioquímica Nely Norder Tschurtshenthaler, coordenadora técnica do Laboratório Central de Cascavel, diz que o resultado dos exames ficarão prontos entre 24 e 48 horas. Inicialmente, os exames estão sendo feitos pelo Laboratório Central de Cascavel, mas será firmada uma parceria com a Fundação Costa Cavalcanti, de Foz do Iguaçu, que também deverá realizar as análises.

“Estamos contando com apoio das duas universidade – Univel e Unipar – com acadêmicos formandos de Biomedicina. São alunos do último ano que estão treinados e capacitados para nos auxiliar nessa empreitada no Território EfiCiência”, afirma.

Nesta terça-feira, as atividades estão concentradas no salão comunitário do bairro. Mais de cem pessoas estão envolvidas nas ações.

 

O que cada secretaria estará realizando?

Secretaria de Saúde: Testagens, orientações, dúvidas e atendimentos.

Secretaria de Assistência Social: Orientação, cadastro e suporte às famílias em vulnerabilidade.

Secretária de Desenvolvimento Econômico: Banco da Mulher, apoio, suporte e orientação aos comerciantes e empreendedores.

Secretaria de Educação: orientação, dúvidas sobre o retorno às aulas.

Guarda Municipal: Orientação e auxiliando na proteção do local.

Território Verde: Parceria

Secretaria de Comunicação: Divulgação direcionada

Secretaria de Assistência Social: Distribuição de kits (alimentos e material de limpeza)

Secretaria de Educação: Retorno às aulas (turmas pré-selecionadas)

Defesa Civil: Sanitização dos espaços públicos

As ações têm apoio da Amic, Acic, Univel, Unioeste, Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Finanças, Território Cidadão, Cohavel, Provopar, Secretaria de Estado da Saúde, ACS, ACE, Banco da Mulher, Transitar e Visat.