Foz do Iguaçu – Após a confirmação da contaminação de 122 detentos da cadeia Pública de Toledo por covid-19, focos da doença eclodem em outras unidades prisionais da região. Nessa quinta (18), uma detenta da PFFUP (Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu – Unidade de Progressão) e um policial penal da PEF I (Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu) testaram positivos.

De acordo com o Sindarspen (Sindicato dos Policiais Penais do Paraná), a situação mais complicada é em Cascavel, com casos confirmados na PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel) e servidores com sintomas na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel). “Temos três servidores com sintomas na PEC há sete dias e os demais policiais não foram testados, muito menos os detentos. Já na PIC, temos servidores com covid-19 e também não realizaram a testagem de servidores e presos. Oficiamos o Depen [Departamento Penitenciário do Paraná], a Sesp, a VEP [Vara de Execuções Penais], o Ministério Público, o COE [Centro de Operações Emergenciais] e o secretário de Saúde de Cascavel, mas até agora nada foi feito em Cascavel”, frisou a diretora executiva do Sindarspen, Vanderleia Leite.

Ela sugere a capacitação de agentes de enfermagem para fazer a testagem nos presídios, desde que algo seja feito. “É muito grave o que está acontecendo porque o vírus pode ser disseminado entre todas as equipes de servidores, entre presos e a contaminação dentro do presídio pode provocar um caos maior”. E lembra que os servidores podem contaminar os familiares.

O sindicato afirma que tem cobrado do governo do Estado, desde o início da pandemia, a apresentação de um plano de combate do coronavírus nas unidades penais, mas esse documento não foi apresentado.

Outro pedido é a contratação de servidores em caráter emergencial da saúde, pois há unidades em que não há enfermeiros.

Em Foz, o sindicato informou que os servidores foram convocados para fazer os exames a partir desta sexta-feira, mas ainda não tem testes o suficiente, o que pode atrasar a programação.

Atualizando as informações: o Sindarspen informou nesta sexta-feira (19), que a Sesp (Secretaria de Segurança Pública) do Paraná só enviou 25 testes para a Regional de Foz do Iguaçu, portanto, só pessoas que tiveram contato com o policial penal que testou positivo e apresentam sintomas passarão por exame.

O Sindicato informou que há vários servidores que tiveram contato com o que testou positivo e que alguns servidores que tem cônjuge nas outras unidades. Então, o vírus já pode estar circulando mesmo nos assintomáticos.

Estão sendo oficiados sobre o assunto em Foz do Iguaçu:

1. Ministério Público
2. Conselho da Comunidade
3. VEP (Vara de Execuções Penais)
4. OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)
5. Secretário Municipal de Saúde
6. Secretário Municipal de Segurança
7. Prefeito de Foz do Iguaçu
8. CDHMP (Centro de Direitos Humanos Memoria Popular)
9. Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública)
10. Depen (Departamento de Segurança do Paraná)
11. Deputado Estadual Soldado Fruet
12. Vereador Rogério Quadros
13. Juiz Federal da VEP em Foz

*

Sesp e prefeitura

A Prefeitura de Cascavel informou que os agentes devem ligar para o call center no início dos sintomas. Ele deve ser isolado e, dentro do prazo adequado, a testagem será realizada. Toda testagem é feita por meio de protocolos do Ministério da Saúde e Sesa.

Já o Depen informou que assuntos relacionados à covid-19 estão concentrados na Sesp, mas não houve retorno do plantão da Secretaria.


Novo recorde diário, inclusive de crianças

Cascavel – A quinta-feira (18) foi marcada por recorde de registros diários de covid-19. No Paraná, foram 832 novas confirmações, chegando a 11.919 infectados. Na região oeste, uma das mais afetadas pela pandemia, de acordo com dados do Boletim Estadual e de levantamento feito pela reportagem do Jornal O Paraná nas prefeituras da região, foram confirmados 336 casos, subindo para 3.309 infectados pela covid-19.

Diversos municípios tiveram recordes diários, a exemplo de Cascavel (178 casos novos) e Medianeira (28).

No Paraná, 315 cidades têm ao menos um caso confirmado e em 114 houve óbito causado pela covid-19.

Também chamou a atenção a quantidade de crianças contaminadas. Em Foz do Iguaçu, um bebê de dez meses testou positivo. Em Nova Aurora, uma criança de cinco e outra de 12 também estão com a doença; e, em Céu Azul, uma criança de quatro anos e um adolescente de 16 tiveram resultado positivo ontem, um dia depois de a confirmação do pai, de 45 anos. A mãe também apresentou sintomas e aguarda o resultado do exame.

Com 13 infectados, a Prefeitura de Céu Azul deve anunciar novas medidas restritivas hoje, como toque de recolher das 20h às 6h.

Mais de 400 mortes

 Conforme o boletim estadual, o Paraná alcançou 406 mortes causadas pela covid, 20 delas confirmadas ontem. O relatório não inclui quatro mortes registradas no oeste: duas em Cascavel (que chega a 27), uma em Toledo (4 óbitos) e outra em Santa Helena, segundo óbito no Município. O total de vítimas fatais no oeste chega a 52.

Ontem havia 445 pacientes com covid-19 internados, e outros 857 à espera de exames.

REGIÃO OESTE Casos
Anahy 7
Assis Chateaubriand 56
Boa Vista da Aparecida 26
Braganey 18
Cafelândia 8
Campo Bonito 21
Capitão Leônidas Marques 11
Cascavel 1.617
Catanduvas 15
Céu Azul 13
Corbélia 29
Diamante do Sul 13
Diamanta d’Oeste 1
Foz do Iguaçu 346
Formosa do Oeste 1
Guaíra 21
Guaraniaçu 41
Ibema 37
Iguatu 4
Iracema do Oeste 2
Itaipulândia 7
Jesuítas 23
Lindoeste 7
Marechal C.Rondon 22
Maripá 3
Matelândia 23
Medianeira 71
Mercedes 1
Missal 22
Nova Aurora 8
Ouro Verde do Oeste 3
Palotina 29
Pato Bragado 3
Quatro Pontes 2
Quedas do Iguaçu 28
Ramilândia 11
Santa Helena 47
Santa Lúcia 1
Santa Terezinha Itaipu 45
Santa Tereza do Oeste 40
São José das Palmeiras 1
São Miguel do Iguaçu 20
São Pedro do Iguaçu 5
Serranópolis do Iguaçu 9
Terra Roxa 5
Toledo 523
Três Barras do Paraná 18
Tupãssi 26
Vera Cruz do Oeste 19
TOTAL NO OESTE 3309
TOTAL NO PARANÁ 11.919
TOTAL NO BRASIL 978.142

 

Taxa de ocupação de leitos

Cresce a ocupação de leitos exclusivos para covid-19. Mesmo com mais 14 leitos de UTI do Hospital de Retaguarda de Cascavel exclusivamente para tratamento do novo coronavírus, cinco deles foram ocupados já no primeiro dia. Com isso, a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas covid em Cascavel era de 70,5%.

Em Toledo, ontem (18) não havia leito de UTI vago na ala exclusiva do Bom Jesus e, no hospital referência em Assis Chateaubriand, a ocupação era de 92,8%, com apenas um leito vago.

Taxa de ocupação de leitos no oeste
Cidade UTI Enfermaria
Assis Chateaubriand 92,86% 50,00%
Toledo 100,00% 25,00%
Cascavel 70,05% 72,09%
Foz do Iguaçu 40% 13,43%
Macro-Oeste 67,00% 34%
Paraná 54% 37%
Internados no Paraná UTI Enfermaria
445 pacientes 188 257
   857 internados aguardando exame

*Informação editada às 14h22.