Cotidiano

Tesouro dos EUA pede que Senado aprove resgate de Porto Rico

258776024_1-13.jpg

WASHINGTON – O secretário do Tesouro dos EUA, Jacob Lew, advertiu, nesta segunda-feira, que haverá graves consequências se o Senado não aprovar um pacote de resgate para Porto Rico antes do fim desta semana. A ilha deve pagar US$ 2 bilhões a credores antes do dia 1º de julho. Em carta, o secretário americano afirmou que a crise em Porto Rico “se agravará a um novo nível”, se o Congresso não tomar medidas nos próximos quatro dias.

PortoRico_2706A Câmara do Congresso americano já aprovou um projeto que cria uma comissão de controle e reestrutura parte da dívida de US$ 70 bilhões. Em caso de calote na sexta-feira, disse Lew, o governo da ilha poderia se ver obrigado a despedir agentes policiais, suspender o transporte público ou fechar hospitais.

?Ainda não conhecemos todas as ramificações se o Congresso não tomar medidas antes do fim do mês, sabemos com certeza que os prejudicados serão os 3,5 milhões de cidadãos americanos que vivem em Porto Rico?, afirmou o secretário do Tesouro.

O projeto permitiria que um grupo de controle supervisionasse as negociações entre Porto Rico, credores e tribunais sobre a redução das dívidas, mas não prevê fundos dos contribuintes para esse alívio.

O líder do bloco majoritário do Senado, o republicado Mitch McConnell, afirmou que o Senado estudará o projeto esta semana, mas não que é preciso apoio bipartidário para superar os 60 votos necessários à aprovação. A Câmara retorna de recesso em 5 de julho, de forma que o Senado terá que aprovar o projeto sem alterações para poder enviá-lo à sanção presidencial antes do prazo de sexta-feira.

Na semana passada, o líder democrata Harry Reid disse que seu bloco tem algumas objeções graves ao texto apesar de o presidente Barack Obama apoiar o projeto. Reid disse que os democratas talvez quisessem eliminar uma cláusula que permite ao governo de Porto Rico a cortar temporariamente o salário mínimo de alguns trabalhadores.

? No mínimo, isso requer algumas emendas ? disse o parlamentar.

Por outro lado, parte dos republicanos expressou preocupação de que o pacote de ajuda possa servir de precedente para estados com dificuldades financeiras.