Cotidiano

Tesouro diz que não dará aval para operação de crédito do Rio

BRASÍLIA – O Tesouro Nacional não dará aval para que o Rio de Janeiro realize operações de crédito com bancos enquanto o estado estiver inadimplente com a União. A declaração foi dada nesta terça-feira pela nova secretária do Tesouro, Ana Paula Vescovi. O Rio vem negociando com o BNDES um empréstimo para a conclusão das obras da linha 4 do metrô, um dos compromissos assumidos para as Olimpíadas. No entanto, a negociação está bloqueada.

– Operações de crédito seguem parâmetros legais e têm uma série de requerimentos. Na medida em que há algum requerimento não atendido, não podemos liberar um aval. Um deles é que o estado esteja adimplente com a União. Enquanto o Rio não estiver adimplente, a União não poderá conceder o aval – disse Ana Paula.

Ela afirmou ainda que o governo está concluindo “detalhes técnicos e orçamentários” para liberar R$ 2,9 bilhões para o governo do Rio. Neste caso, não há operação de crédito. Esses recursos são uma transferência a fundo perdido que é destinada ao pagamento de horas extras de policiais que vão trabalhar nos jogos olímpicos.

– São recursos para a segurança pública durante os eventos – disse ela.