Cotidiano

Tesco Bank sofre ataque on-line e 20 mil contas têm saques indevidos

LONDRES – A divisão bancária da Tesco, maior varejista do Reino Unido, interrompeu nesta segunda-feira todas as transações pela internet, em um esforço para lidar com um ataque online no fim de semana contra 40 mil contas bancárias, das quais 20 mil tiveram recursos retirados.

O caso reforça preocupações sobre as vulnerabilidades do setor financeiro britânico a ataques cibernéticos, que vêm se tornando mais frequentes nos últimos dois anos. Esta foi a primeira vez que uma atividade fraudulenta contra um banco britânico resultou na perda de dinheiro dos correntistas.

O Tesco Bank, que administra 136 mil contas bancárias, suspendeu todas as transações on-line enquanto trabalhava para normalizar o serviço, mas manteve os cartões ativos para uso em lojas e saques.

?Qualquer perda financeira resultante desta atividade fraudulenta será assumida pelo banco”, afirmou o presidente executivo do Tesco Bank, Benny Higgins, à rádio BBC. “Os clientes não correm risco financeiro”, acrescentou.

Segundo ele, quantias relativamente pequenas teriam sido retiradas, mas o banco ainda trabalha para mensurar o impacto da fraude.

Por volta das 11:55 (horário de Brasília), as ações da varejista Tesco operavam em baixa de cerca de 1% na Bolsa de Londres.