Cotidiano

Território Cidadão VII começa nesta terça no Bairro Floresta

Ação beneficia também os moradores dos bairros Brasília I e II, Consolata, Clarito e loteamentos próximos

Será implantado amanhã (12), no Bairro Floresta em Cascavel, o Território Cidadão VII, na zona norte da cidade. A abertura oficial está marcada para as 9h30, no palco montado na Avenida Papagaios, esquina com a Rua Condor, em frente ao Supermercado Irani.

A ação do governo municipal vai beneficiar mais de 27 mil pessoas dos bairros Floresta, Brasília I e II, Consolata, Clarito e loteamentos próximos. A programação que segue até o dia 15 de junho, prevê atendimento das secretarias de Ação Social, Agência do Trabalhador, Secretaria de Planejamento e Gestão, Ouvidoria Particity/Empresa Fácil, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Finanças, Secretaria de Cultura e Esportes, Cohavel, Acesc, Secretaria de Obras e da Saúde. “Praticamente todas as secretarias municipais estão representadas no TC, a fim de oferecer o melhor atendimento à população”, completa o gestor do Território, José Carlos da Costa.

Período de sensibilização envolve a comunidade
 

Embora a implantação nesta terça, as atividades do período de sensibilização começaram há semanas. Muitas ações começaram a envolver a comunidade ainda no mês de maio.

Na semana passada, por exemplo, equipes do Território Cidadão e do setor de educação no trânsito da Cettrans participaram das atividades relacionadas à Parada Pedagógica da Secretaria de Educação nas escolas que pertencem ao Território VII, envolvendo também os professores, que durante a Parada fazem o levantamento das ações escolares a serem desenvolvidas com as crianças, com informações sobre a o Território e as ações que visam à melhoria da segurança em frente as escolas e Cmeis.

“O Território Cidadão visa justamente à aproximação do governo municipal com a população”, disse o gerente do Território Cidadão, Ailton Lima, que explicou aos professores os objetivos do Território, como funciona, detalhou o período de sensibilização e o porquê da criação e implementação pela administração Paranhos.

Já a professora a educadora de trânsito da Cettrans, Luciane de Moura, falou sobre o projeto Rua Segura, que faz parte das ações que são desenvolvidas no Território Cidadão.

Melhorias
Servidores das Secretarias de Meio Ambiente, Acesc, Cettrans, Secesp e Cohavel vêm trabalhando nos últimos dias para desenvolver ações de melhorias nas ruas próximas à quadra esportiva, onde está sendo instalada a estrutura temporária do Território Cidadão.
Já foram substituídas e instaladas placas de trânsito e feitas melhorias na sinalização. Também houve corte de árvores secas e galhos, pintura de meio-fio e do muro do Cmei Izídio Domingues, onde a Secesp fará a revitalização do espaço com grafitagem. Toda a praça em frente ao Cmei será revitalizada. O calçadão também recebe um tratamento especial com a lavagem dos pavers.

Programação diversificada
Uma programação bem diversificada foi definida para animar o Território VII nos próximos dias no Bairro floresta. A Festa Junina Inclusiva da Secretaria de Assistência Social, por exemplo, organizada pela Residência Inclusiva, será nesta quarta-feira (13), às 14 horas; já a Festa Junina do FeliCidade do Idoso, será na quinta-feira (14), às 14 horas. Muitas outras atrações, como Show de Talentos, na noite de quinta-feira (14), a partir das 19 horas, também estão confirmados.

Gabinete Cidadão
Também dentro da programação para este território, está agendado para quarta feira (13), às 19h30, o Gabinete Cidadão,com a presença dos secretariado e do prefeito Paranhos.

Oficinas de Sensibilização
Ainda durante o período de sensibilização do Território Cidadão VII, a Secretaria de Ação Social, por meio do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) oferecerão oficinas de sensibilização do enfrentamento ao trabalho infantil. As oficinas oferecidas de artes, musicalização, contação de histórias, pipa , oficinas recreativas serão voltadas às crianças e adolescentes que participarem do Território, o dia todo.

Os trabalhos serão conduzidos por oficineiros do Projeto Caravana Peti (Programa Erradicação do Trabalho Infantil).

Programação desta terça
9h30 – Abertura oficial do Território Cidadão VII, no Floresta.
10h30 – Oficina de escultura em argila/Secesp, Apresentação musical/Secesp – Camarguinho Voz e Violão/Secesp
11h – Apresentação Cultural – Escolas Municipais do Território
– oficina de Robótica/Fundetec
11h – Apresentação Musical e Dança Hip Hop (Casa de Cultura Zona Norte)
14h – Apresentações Culturais Diversas “Oficineiros”, alongamentos, Ginástica e Oficinas Laborais/Secesp – Ações da Guarda Municipal com a equipe Semppro.
15h – Apresentação Casa de Cultura Zona Norte/Secesp
16h – Apresentação de Oficineiros – equipes Secesp/Peti
17h – Encerramento das atividades