Cotidiano

Território Cidadão no Canadá

O Território Cidadão VIII foi instalado no Bairro Canadá. Equipes das Secretarias de Meio Ambiente, Esportes e Cultura, Secretaria de Obras, Acesc, Cettrans, Secretaria de Educação, Guarda Municipal, e Território Cidadão, iniciaram o atendimento das demandas que foram apresentadas pelos moradores durante o período de sensibilização realizado antes da implantação do Território. O TC também manteve no campo de futebol, ao lado da Escola Municipal Teotônio Vilela, uma unidade móvel para atender os moradores.

Foram feitos pela Secretaria de Obras, no primeiro dia de ação, o desentupimento de bocas de lobo e substituição de proteção que apresentava algum problema como rachaduras ou quebradas. Este trabalho foi realizado nas ruas Itaqui, Itapejara, Vicente Machado e Alegrete.A Sema fez corte e poda de árvores nas ruas do bairro e também dentro do Cmei Vicentina Guisso e da Escola Municipal Teotônio Vilela. A escola atende 420 crianças. E, para fechar com chave de ouro o semestre escolar, os alunos puderam aproveitar os brinquedos infláveis instalados pela Secretaria de Esportes escorregador com piscina de bolinhas e o castelo. “Este é um presente para as nossas crianças”, disse a diretora Cláudia Andrade.

A Secretaria de Cultura e Esportes também levou a pintura de face e as crianças formaram filas longas para serem “tatuadas” no rosto. Para desenvolver a memória, a criatividade, estimular o raciocínio lógico e a concentração, as crianças também puderam brincar com o Supera Cascavel, uma atividade que é uma” ginástica para o cérebro.

Melhorias

Nas ruas em frente à Escola Municipal Teotônio Vilela, a Secretaria de Meio Ambiente realizou cortes e poda de árvores e arbustos, corte de grama no interior do Cmei Vicentina Guisso que atende 146 crianças, no entorno da instituição também foi feita a limpeza e varrição. Além disso, foram pintados meio fios e a Cettrans já estuda a melhoria da sinalização vertical e horizontal naquela região do bairro, bastante movimentada em função dos estabelecimentos de ensino ali existentes. Todo material produzido com as podas e corte de árvores foi triturado e levado para a Horta Municipal para ser transformado em adubo orgânico e, posteriormente, ser usado nas hortas urbanas.

Gabinete aberto

A instalação do território no Bairro Cancelli, que estava prevista para hoje, foi transferida para sexta feira (13). Ainda assim, o atendimento das demandas continuam tendo sequência nos bairro do Território Cidadão VIII. A partir das 19h30 o prefeito Leonaldo Paranhos e os secretários estarão no Salão da Igreja católica do Bairro Cancelli atendendo a população.