Cotidiano

Terremotos deixam um morto e 85 feridos no Equador

201605181521279492_RTS.jpg

QUITO ? O presidente Rafael Correa afirmou que uma pessoa morreu e 85 tiveram ferimentos leves após dois tremores acontecerem em poucas horas no Equador. Às 13h46 desta quarta-feira, horário de Brasília (11h46 no horário local), um tremor de 6,8 graus de magnitude foi registrado na província costeira de Esmeraldas. Horas antes, às 4h57, horário de Brasília, outro, de 6,7 graus, tinha acontecido na mesma província.

? Temos que lamentar um falecido: um idoso em Tosagua ? afirmou o presidente, referindo-se a uma área localizaada 200 quilômetros ao sul de Quito. Ainda não se sabe a causa da morte, mas Correa adiantou que há duas suspeitas: que o idoso, ao tentar escapar, tenha caído; ou que algo tenha caído sobre ele.

Nas áreas mais próximas ao epicentro, a eletrecidade e as comunicações foram cortadas e, aos poucos, restabelecidas. No início, houve um forte temor entre a população de que estivesse acontecendo um tsunami ? testemunhas afirmaram que muitas pessoas foram, assustadas, às ruas para procurar por um local alto ?, mas autoridades negaram essa possibilidade.

? Está descartado o alerta de tsunami, mas seguimos fazendo o monitoramento relevante. Sabemos que são momentos difíceis que os moradores do local estão vivendo, com muitas tensões, mas vamos fazer avaliações ? afirmou o ministro Coordenador de Segurança, César Navas.

Apesar do susto, não houve maiores danos à infraestrutura do país, como à refinaria de Esmeraldas, a maior do país, que fica próxima ao epicentro dos tremores. O governo afirmou em comunicado: ?Nesta manhã, a refinaria de Esmeraldas operou a 77% de sua capacidade. Duas unidades foram paralizadas por razões de segurança, mas avaliações estão sendo realizadas para retomar suas operações?.

O presidente Correa anunciou pelo Twitter a suspensão das aulas nas províncias de Esmeraldas e Manabí até a próxima segunda-feira.

Foi também em Esmeraldas que aconteceu um terremoto de 7,8 graus de magnitude no último dia 16 de abril, que deixou 650 mortos, 16 mil feridos e outras dezenas de milhares de pessoas desabrigadas.