Cotidiano

Terremoto na Indonésia deixa ao menos 18 mortos

indonesia.jpgJACARTA ? Ao menos 18 pessoas morreram e dezenas estão feridas e sob escombros após um terremoto de 6,5 graus de magnitude atingiu a província de Aceh, no norte da Indonésia, nesta quarta-feira. O tremor foi sentido fortemente e muitas pessoas entraram em pânico e correram ao ar livre quando as casas começaram a tremer,

Edifício foram reduzidos a escombros, postes de eletricidade caídos e pessoas ficaram reunidas nas ruas. O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o tremor atingiu uma profundidade de 17km, na costa de Aceh. Nenhum alerta de tsunami foi emitido.

Após o primeiro abalo, foram registrados cinco tremores secundários, informou Eridawati, diretor local da Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica.

Em junho, um terremoto de magnitude 6,5 sacudiu o oeste de Sumatra, destruindo dezenas de edifícios. Oito pessoas ficaram feridas.

A Indonésia se localiza no “cinturão de fogo do Pacífico”, um alinhamento de vulcões que repousam nos limites de placas tectônicas e falhas sísmicas. Aceh, situada no extremo norte da ilha de Sumatra, foi devastada em 2004 por um tremor submarino que provocou uma gigantesca tsunami. A onda gigante matou mais de 170 mil pessoas na Indonésia e dezenas de milhares em outros países banhados pelo oceano Índico.