Cotidiano

Terremoto na Bolívia é sentido em Cascavel e em várias cidades do Brasil

Um terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter, oriundo da Bolívia, foi sentido no Distrito Federal, em São Paulo, no Paraná, no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, por volta das 11h de hoje (2). A intensidade do tremor foi dimensionada pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que mantém um site com relatos do tremor.

Em Cascavel os tremores foram registrados em quatro pontos da cidade incluído o prédio do Corpo de Bombeiros onde telefonistas relataram terem sentido até náuseas com o tremor. Veja a entrevista com a Tenente do Corpo de Bombeiros, Marcela Schwendler.

 

De acordo com a Defesa Civil não os tremores sentidos aqui não representam perigo significativo para as estruturas dos prédios e não há com o que se preocupar, mas em caso de novos tremores o mais seguro a se fazer é evacuar o local.

Em Maringá um prédio chegou a ser evacuado e também houve registros de tremores em Londrina, Umuarama e Cia Norte

Na Avenida Paulista, região central de São Paulo, diversos prédios chegaram a ser esvaziados. O tremor também foi sentido na região norte e em municípios do interior, como Marília, e do litoral, como Santos.

Em caso de tremor de terra, a orientação para quem sentir os efeitos do abalo é de aguardar o socorro dos bombeiros e da Defesa Civil distante do prédio ou edificação. Se o abalo for forte, sugere-se procurar uma equipe de engenheiros para avaliar as condições de sustentação do edifício.