Cotidiano

Ternium compra siderúrgica 100% da CSA da Thyssenkrupp

2016_900815359-201604052055144119.jpg_20160405.jpg

RIO – A Ternium, maior produtora de aço na América Latina e sócia da Usiminas, fechou acordo com a alemã Thyssenkrupp para adquirir a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), instalada desde 2010 em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, anunciou a companhia nesta terça-feira, conforme antecipou o colunista do GLOBO Lauro Jardim. O valor da transação foi de ? 1,5 bilhão. A perspectiva da Ternium, contudo, é de desembolsar ? 1,26 bilhão com a operação, descontando uma dívida financeira de ? 300 milhões com o BNDES e avaliação e ajustes acordados em 30 de setembro de 2016.

CSA_2102

Em 2013, a Ternium chegou a fazer sondagens para adquirir a CSA. O grupo, contudo, não chegou a fazer uma oferta pela siderúrgica. A companhia informou que vai financiar a aquisição por meio de empréstimo bancário e espera consolidar o balanço da Thyssenkrupp e os resultados da operação a partir do terceiro trimestre de 2017. É o prazo previsto para que a transação, que depende da aprovação dos órgãos reguladores da concorrência em Brasil, Alemanha e Estados Unidos, além do cumprimento de outras condições, esteja concluída.

Segundo o diretor executivo da Ternium, Daniel Novegil, o negócio vai ampliar o parque industrial da companhia. ?Isso vai permitir aumentarmos nossa diferenciação. A especialização dessa planta em placas de aço de alta tecnologia, combinado ao desenvolvimento de produto, ao gerenciamento da cadeia de fornecimento e à nossa capacidade de produção de aço high-end (de ponta) no México e na Argentina, vão possibilitar novas oportunidades de integração para a fabricação de produtos de aço acabados sofisticados para nossos clientes. Isso, por sua vez, vai fortalecer nosso negócio em setores industriais estratégicos na América Latina?, diz em comunicado.

A CSA, que produz placas de aço na fábrica fluminense, tem capacidade de produção de 5 milhões de toneladas por ano, além de contar com um porto de águas profundas e uma unidade de geração de energia elétrica. Em 2016, as vendas consolidadas totalizaram ? 1,6 bilhão, com despacho de 4,3 milhões de toneladas. O Ebitda, indicador de geração de caixa da companhia, foi de ? 256 milhões, de acordo com dados divulgados pela Ternium.

A Ternium, que produz 6 milhões de toneladas de aço bruto por ano, totalizando 9,8 milhões de toneladas despachadas, comprou perto de 3,7 milhões de toneladas de placas de aço de terceiros em 2016, que foram processados pela companhia.

Procurada, a CSA não comentou.