Cotidiano

Terminal Oeste se transformará em Estação da Inovação e Tecnologia

A Estação de Inovação e Tecnologia será um espaço para pessoas criativas compartilharem ideias e projetos

Terminal Oeste se transformará em Estação da Inovação e Tecnologia

A estrutura do antigo Terminal de Transbordo Oeste será transformada em um espaço inteligente para startups de inovação e tecnologia. O prédio conta com 1.533 metros quadrados de área construída e 2.236 metros quadrados de área coberta. A Estação de Inovação e Tecnologia será um espaço para pessoas criativas compartilharem ideias e projetos, transformando-os em negócios. Segundo a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), inovação, empreendedorismo, oportunidades, formação e empregos são as palavras chaves para um novo tempo. “Oportunidades que vamos oferecer na Estação de Inovação e Tecnologia. Lá, vamos desenvolver o ProgeTI, o maior programa estratégico de geração de emprego em tecnologia da informação. Serão capacitados mais de cinco mil programadores que se tornarão os profissionais do futuro . Em novos tempos, com novos desafios, novas competências serão exigidas e aqui surgirão esses novos profissionais ”, explica a Fundação.

A ideia é iniciar as obras já em meados do segundo semestre, assim que o processo licitatório, for concluído.

Estrutura

Na Estação de Inovação e Tecnologia haverá espaços de trabalho compartilhado tipo coworking, sala de prototipação de produtos com CNCs de corte (Controle Numérico Computadorizado). A vantagem dessa técnica é que permite cortes rápidos e padronizados, impressoras 3D, ploter, laboratórios de hardware, laboratório de games, aceleradoras e incubadora de empresas, cafeteria, espaço multiuso para reuniões e pequenos eventos.

Espaço sustentável

A Estação de Inovação e Tecnologia será um espaço construído de maneira sustentável com contêineres, captação de água da chuva e energia solar, além de espaços de integração aliando a natureza com madeira e metal. “ Estamos construindo um ecossistema de inovação, que permitirá a troca de conhecimento, informação e capacitação para aqueles que trabalham nessa área. 2020 foi um ano de aprendizagem, de nos reinventarmos para a chegada de um novo tempo e é isso que estamos oferecendo à população com a Estação de Inovação e Tecnologia”, destaca a Fundetec.