Cotidiano

Termina rebelião em presídio de São Paulo

rebeliao.jpgSÃO PAULO – Terminou, no início da tarde desta terça-feira, a rebelião comandada por presos do Complexo Penitenciário Hortolândia, no interior paulista. O motim começou por volta das 17h desta segunda-feira e fez três agentes penitenciários reféns.

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (Sap) informou que dois dos reféns foram liberados sem ferimentos por volta das 12h desta terça. ?Anteriormente, ainda na manhã de hoje, um dos reféns foi liberado na Penitenciária II Odete Leite de Campos Critter de Hortolândia. Ele está bem fisicamente?, diz a nota.

Ainda de acordo com a Sap, o Grupo de Acolhimento da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central está prestando toda a assistência aos funcionários.

No início da rebelião, presos chegaram a queimar colchões, provocando muita fumaça no entorno da unidade. Eles pedem por melhores instalações no local. Segundo a Sap, o presídio tem capacidade para 855 pessoas, e hoje a penitenciária abriga 1.897 presos, ou seja, 121% acima da capacidade.

Parentes dos presos passaram a noite no local em busca de informações. Eles queimaram pneus em forma de protesto e a segurança externa do local também foi reforçada.