Cotidiano

Termina a greve da PM no Espírito Santo após 21 dias de caos e insegurança

02VITÓRIA – Familiares de policiais militares do Espírito Santo e representantes do governo do estado chegaram a um acordo para por fim ao movimento que compromete o policiamento capixaba desde o dia 4 de fevereiro. A reunião durou nove horas e foi mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-ES).

Crise no ES ? 12/02

A ata do encontro revela que o movimento prometeu que os portões dos batalhões e quartéis que ainda permanecem bloqueados serão liberados ainda neste sábado. No início da manhã, a frente do Quartel Geral da PM, em Vitória, já havia sido desocupada pelos familiares dos militares e as barracas que estavam montada no portão principal foram recolhidas, liberando totalmente a entrada e saída de veículos. O Batalhão de Trânsito, em Vitória, também foi desocupado.

O governo do Estado assumiu o compromisso de que não haverá novos Procedimentos Administrativos Disciplinares, mas manterá os que já foram abertos. Além disso, afirmou que os policiais não serão transferidos da Grande Vitória para o interior e vice-versa, em eventual reformulação da Corporação. As ações judiciais contra os manifestantes e associações de classe estão mantidas. O reajuste salarial, que era uma das reivindicações dos militares, não foi discutido na reunião.

Onda de violência em Vitória

A reunião começou às 22h desta sexta-feira e terminou somente às 7h deste sábado no Ministério Público do Trabalho, em Vitória, e contou com a presença das mulheres; da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em apoio ao movimento; e de representantes do governo, da Defensoria Pública da União, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES) e do MPT-ES.