Cotidiano

Teoria de gênero faz parte de "guerra global" contra casamento, diz Papa

TBILISI – O papa Francisco alertou, neste sábado, sobre uma “guerra global” contra o casamento tradicional e a família, dizendo que ambos estão sob ataque pela teoria de gênero e o divórcio.

Francisco fez seu comentário em uma resposta improvisada para uma questão em um encontro da pequena comunidade católica da ex-república soviética da Geórgia.

– Você mencionou um grande inimigo do casamento: a teoria de gênero – disse o papa, respondendo uma mulher que questionou sobre isso ser ensinado em escolas.

Ele não elaborou a resposta.

A teoria de gênero, em geral, é o conceito de que, enquanto uma pessoa possa ser biologicamente masculina ou feminina, ela tem o direito de se identificar como homem, mulher, os dois ou nenhum.

– Hoje em dia, há uma guerra global para destruir o casamento – disse Francisco. – Não com armas, mas com ideias… temos que nos defender da colonização ideológica.

O papa usou a frase “colonização ideológica” no passado para denunciar o que ele afirma ser tentativas de países ricos de associar auxílio de desenvolvimento à aceitação de políticas sociais como a permissão de casamentos homossexuais e contraceptivos.

Francisco, que tem aceitado mais os homossexuais do que seus predecessores, mas se opõe ao casamento gay, também parecia estar se referindo a isso quando disse que o “casamento é a coisa mais bonita que Deus criou”, acrescentando que a Bíblia diz que Deus criou a mulher e o homem para se tornarem uma só carne.

Na mesma resposta, ele disse que a aceitação cada vez maior do divórcio era outra ameaça à família.