Cotidiano

Teori tira da Lava-Jato inquérito contra Cunha e dono do BTG

BRASÍLIA ? O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu retirar da Operação Lava-Jato o inquérito que investiga o presidente afastado da Câmara, deputado Eduardo Cunha, e o dono do banco BTG Pactual, André Esteves. Ambos são suspeitos de ter cometido corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O parlamentar é suspeito de ter negociado emendas parlamentares que beneficiariam o banco. Teori pediu que o presidente da corte, ministro Ricardo Lewandowski, sorteie um novo relator para o inquérito.

Para Teori Zavascki, não há relação entre os fatos investigados e o esquema de corrupção que desviou dinheiro da Petrobras. O inquérito foi aberto a partir de delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral. O parlamentar cassado contou aos investigadores do ministério Público que Cunha era o ?menino de recados de André Esteves, principalmente quando o assunto se relacionada a interesses do banco BTG?.

Investigadores da Lava-Jato encontraram na casa de Diogo Ferreira, ex-chefe de gabinete de Delcídio, um documento com uma anotação indicando suposto pagamento de R$ 45 milhões do BTG para Cunha. O documento indicava que a propina teria sido paga em troca da apresentação de uma emenda a uma medida provisória. A emenda dava ao BTG o direito de utilizar créditos fiscais da massa falida do banco Bamerindus.