Cotidiano

Tensão política cancela viagem de representante do Vaticano à Venezuela

201605182252380459_RTS.jpg

CARACAS, VENEZUELA ? A viagem à Venezuela do arcebispo Paul Gallagher, ministro de relações exteriores do Vaticano, foi cancelada por conta da tensão política entre governo e oposição no país sul-americano. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, em comunicado da embaixada do Vaticano em Caracas, a capital venezuelana.

A visita aconteceria entre os dias 24 e 29 de maio. O comunicado afirma que o cancelamento da visita do arcebispo Gallagher não foi uma decisão do Papa Francisco, indicando que o pedido pode ter partido do próprio governo da Venezuela.

Recentemente, o presidente Nicolás Maduro decretou a vigência de estados de exceção e de emergência econômica, atraindo críticas da comunidade internacional e acusações de uma possível ruptura da normalidade democrática.

O objetivo oficial da visita do arcebispo Gallagher era participar da cerimônia de consagração de um bispo da Venezuela escolhido recentemente como embaixador do Vaticano no Congo. A viagem também tinha um viés diplomático. No início de maio, o Papa Francisco enviou uma carta a Maduro mostrando preocupação com a tensão política na Venezuela.