Esportes

Tenório derrota uzbeque e vai à decisão do judô na categoria até 100kg

Antonio Tenorio garantiu mais uma medalha para o quadro brasileiro na Paralimpíada. Neste sábado, o judoca derrotou o uzbeque Shirin Sharipov ao anotar um ponto em um yuko na semifinal da categoria até 100kg, disputada na Arena Carioca. A final será contra o sul-coreano Gwanggeun Choi, que venceu o cubano Yordani Fernandez Sastre na semi.

Paralimpíada MATÉRIAS PAPEL 10/09

Ouro ou prata, a medalha que vier para Tenório será a sexta do judoca em seis edições de Jogos Paralímpicos. Ao sair do tatame, ele foi ovacionado pela torcida, que viu o brasileiro passar por um adversário 19 anos mais jovem para chegar a final – Tenório tem 45, enquanto o rival tem 26.

BRASILEIROS BRILHAM NO JUDÔ

Logo após a vitória de Tenório, outro brasileiro conquistou uma vaga na final do judô. Com um harai-goshi, Wilians Araujo anotou 100 pontos e derrotou o cubano Yangaliny Jimenez na semifinal. A disputa pelo ouro será contra o uzbeque Adiljan Tuledibaev, que passou por pelo japonês Kento Masaki.

Tenório e Araujo se juntam a Alana Martins, que venceu a húngara Nikolett Szabo por 10 a 0 e também vai disputar a final. Pela categoria até 70kg, a brasileira vai enfrentar a mexicana Lenia Ruvalcaba na decisão. A rival da brasileira derrotou a venezuelana Naomi Soazo na semifinal.

Já Deanne Almeida vai disputar o bronze com Christela Garcia, dos EUA, na categoria acima de 70kg.