Educação

Tendência da gastronomia é tema de trabalho na Univel

Com encerramento das disciplinas de Lanches e Finger Food acadêmicos de Gastronomia tiveram a tarefa de organizar evento para 30 pessoas

Você já ouvir falar em Finger Food? É o tipo de comida que tem uma apresentação que dá vontade de provar só de olhar, que é recheada de sabores e que você pode comer com as mãos; sem a cerimônia de ter que se sentar à mesa e usar pratos e talheres. Os primeiros pequenos itens são de origem francesa, chamados Hors D´Ouvre.

A palavra Finger Food é americana e chegou ao Brasil há cerca de 15 anos, mas, somente nos últimos oito anos expandiu e chegou ao conhecimento do público. Assim, passou a ser uma tendência na gastronomia que chegou para ficar, porque agrada os convidados, tornando um evento informal mais sofisticado. A categoria conquistou vários paladares pela variedade de opções, como as pequenas porções de mini quiches, mini sanduíches, espetinhos de frios, salgados folhados, salgados fritos, além dos tradicionais canapés frios e quentes.

Os acadêmicos de Gastronomia do Centro Universitário de Cascavel – Univel têm essa matéria no curso e para o encerramento das disciplinas de Lanches e Finger Food eles tiveram a tarefa de propor um evento para 30 pessoas, com duração de uma hora, tendo o tema e as receitas escolhidas por eles, permitindo assim, a avaliação da coerência entre o tema e o cardápio proposto.

A professora de Gastronomia, Gabriela Bucaneve Guedes, explica que nas duas semanas de apresentações os temas escolhidos foram Natal Finger Food, Casamento em Finger Food, Inauguração de Bar, Coquetel de Colação de Grau, Coquetel de Vernissage, México em Finger Food – Lançamento de livro. "A intenção e o objetivo de realizar esse trabalho é de expor os alunos em situações reais em eventos de Finger Food, assim eles estarão mais preparados para o mercado de trabalho competitivo no qual eles estão inseridos", explica a professora.

Os eventos apresentados passaram por uma avaliação que teve como critérios a decoração da mesa, cardápio e coerência do cardápio proposto, sabor, textura, apresentação e temperatura do finger quente. Professores e coordenadores do curso de Gastronomia e de outras áreas foram convidados para a degustação. "A avaliação de mais pessoas torna o evento mais interessante, pela maior responsabilidade que os alunos enfrentam em apresentar um evento completo, que agrade principalmente o paladar de todos", complementa Gabriela.

Pratos

Entre os Finger Foods apresentados teve almôndega de pão italiano ao molho de hortelã, beiju com cream cheese, camarão flambado e redução de frutas amarelas, pão de queijo com linguiça de pernil, stick de tender com abacaxi, gnocchi de abóbora com ragu de ossobuco, aspargos com presunto parma e geleia de ameixa e bacalhau com nata. De acordo com a coordenadora do curso de Gastronomia, Raquel Goreti Dreher, os acadêmicos foram dedicados e criativos com a escolha de temas novos. "Eles fizeram cardápios sofisticados e com as técnicas que cada grupo se propôs a fazer nós vimos que eles estudaram muito e conseguiram apresentar um excelente resultado".

A acadêmica, Maria Serjane Freire, conta que foi o noivado de uma colega de curso que inspirou o grupo dela. "Por ser um cardápio de casamento, nós optamos por ter mais variedades, ficou tudo delicioso; nos esforçamos e atingimos nossos objetivos". Para a professora Gabriela, as apresentações superaram as expectativas. "Todos os alunos usaram criatividade e planejamento. Eles apresentaram temas de eventos surpreendentes, buscaram inspiração no tema para a confecção dos receituários e tiveram um ótimo desempenho na cozinha".