Cotidiano

Temporal causa novos estragos

Três Barras – As chuvas intensas aliadas a fortes ventos voltaram a atingir municípios da região oeste do Estado. No fim de semana passado, os estragos foram consideráveis, de acordo com boletins divulgados pela Defesa Civil. Na ocasião, foram mais de 20 municípios foram afetados e milhares de pessoas prejudicadas pelas fortes chuvas, causando quedas de árvores, destelhamentos e muitos alagamentos.

De acordo com o mais recente relatório disponível no site da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, do dia 27 de outubro até o dia 2 de novembro já são 58 municípios atingidos pelos temporais em todo o Estado, afetando diretamente perto de 10 mil pessoas e deixando desalojadas 118. Foram mais de 400 casas que sofreram algum tipo de avaria provocado por ventos ou inundações. Ao todo, três pessoas ficaram feridas neste período e uma morreu. Trata-se de uma jovem levada por uma enxurrada enquanto estava com os amigos em uma praça onde passa um rio, em Cascavel.

Ontem, em Três Barras do Paraná a chuva e o vento provocaram estragos em vários pontos. Um estabelecimento comercial teve boa parte de sua estrutura danificada por conta do temporal. Em Toledo, o nível dos rios subiu drasticamente, gerando as enxurradas que já afetaram pelo menos 130 casas. Já em Virmond, perto de Guarapuava, são 1,5 mil pessoas afetadas. Em Goioxim, o número de pessoas atingidas por enxurradas foi muito maior, chegando perto de três mil. Em São José das Palmeiras, no oeste do Estado, as enxurradas afetaram 520 pessoas e deixaram ao menos 25 desalojadas.

Em Marechal Cândido Rondon, vídeos circularam pelas redes sociais mostrando os resultados da instabilidade climática. O lago da cidade transbordou e invadiu a avenida que passa em frente. Ainda na área central, a enxurrada chegou a arrastar e encobrir parcialmente alguns carros. O temporal também causou estragos no interior de Marechal Cândido Rondon. Em Iguiporã, duas pocilgas que abrigavam 1,5 mil porcos foram praticamente destruídas. Em Marechal, houve 35 minutos de chuva intensa, com granizo em diversos bairros da cidade.

Para o fim de semana, são esperados temporais em diversas regiões do Paraná, com grande incidência de raios e rajadas de vento superiores a 60kim/h, além de previsão de granizo.