Cotidiano

Temporal afeta 5,5 mil pessoas em 21 cidades

Curitiba – A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná está acompanhando e concentrando informações sobre a situação dos municípios atingidos pelas fortes chuvas e vendavais neste fim de semana. Segundo relatório atualizado no fim da tarde de ontem e divulgado pela Defesa Civil, 21 cidades foram atingidas, com 5,5 mil pessoas prejudicadas. Há registro de uma pessoa ferida e 750 casas foram danificadas.

Na região de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado, 11 municípios sofreram com o vendaval seguido de chuva. Em Bela Vista da Caroba, mais de 700 pessoas foram atingidas e, em Pato Branco, cerca de 400. Em Pato Branco, até mesmo um circo não suportou a força do vento e foi ao chão.

De acordo com major Antônio Schinda, da 12ª Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Sudoeste), vários pontos estão sem luz nesses municípios. Houve queda de árvores e destelhamentos e cerca de 354 residências foram danificadas. “Temos equipes atuando em diversas regiões, fazendo a retirada das árvores e dando apoio à população”, disse Schinda.

Até o momento, a Defesa Civil registrou ocorrências também em Capanema, Paranavaí, Santa Isabel do Oeste e Maringá, Guaratuba, Coronel Vivida, Paranavaí e Planalto. “Seguimos monitorando e prestando auxílio. Provavelmente nas próximas horas vamos ter registrado estragos em mais cidades, afirma o tenente Anderson Gomes das Neves, da Defesa Civil Estadual.

PREVISÃO

De acordo com o meteorologista do Simepar, Samuel Braum, as chuvas continuam nesta segunda-feira em todo o Estado, só que de forma mais amena e isolada. Não há previsão de vendavais.

As rajadas de vento são mais fortes entre a manhã e tarde na região de Curitiba e no Litoral do Estado. Entre o Oeste e o Sudoeste há uma melhora gradual nas condições do tempo, com o afastamento das áreas de chuva. O tempo deve melhorar até sexta-feira, quando a previsão é de que a chuva retorne no Estado.