Cotidiano

Temporais atingem mais de 23 mil paranaenses em 12 municípios

Cascavel – O vendaval de quarta-feira (14) e as fortes rajadas de vento registradas na tarde de ontem em várias cidades do Paraná afetaram 23.678 pessoas, conforme boletim da Defesa Civil. Outras 19 permaneciam desalojadas até o início da noite de ontem. O temporal danificou ainda 1.622 casas e destruiu outras três.

Ao todo, 12 municípios registraram ocorrências. A situação mais crítica ocorreu em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde 20 mil pessoas foram afetadas. No Município, três permanecem desalojados e 1.250 casas foram danificadas. Em Curitiba, que teve 94 pontos de alagamentos, 500 pessoas sofreram algum tipo de dano.

No oeste foram registradas ocorrências em Cascavel, que teve 416 pessoas atingidas de alguma forma pelo vendaval, conforme último balanço divulgado ontem. Segundo o Simepar (Instituto Meteorológico do Paraná), os ventos alcançaram 92 km/h e a previsão é de que hoje permaneçam em torno de 50 km/h. No Município, 104 casas foram danificadas e quatro pessoas ficaram desalojadas. Ainda na região, 40 moradores de Foz do Iguaçu tiveram prejuízos com a chuva.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há riscos de novos temporais hoje e amanhã no oeste. O tempo instável permanece pelo menos até segunda-feira (19).

Estragos

Até a manhã de quinta-feira choveu 76 milímetros em Cascavel, mais da metade do previsto para todo o mês de março.

A forte chuva registrada na noite de quarta-feira (14) provocou um buraco de aproximadamente dois metros de profundidade na Rua Jacarezinho, logo após o viaduto sobre a BR-467. A equipe da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) sinalizou o local com cavaletes.

Em um trecho na Rua Procópio Ferreira, no Bairro Brasília, também houve estragos no asfalto devido ao rompimento da tubulação subterrânea diante do volume de chuva. Alguns galhos foram deixados para orientar motoristas. Até o fim da noite de quarta a Defesa Civil de Cascavel havia recebido cerca de 80 solicitações de ajuda principalmente para moradores dos bairros Guarujá e Santa Cruz, por conta da queda de árvores e destelhamentos.

Já na tarde de ontem, um muro na Rua Pernambuco no cruzamento com a Rua Manoel Ribas, desabou e por pouco não atingiu uma vítima. De acordo com o Corpo de Bombeiros, somente na quinta-feira (15) foram feitos 15 cortes de árvores nos bairros Aclimação, Pacaembu, Santa Cruz e Centro. Além disso, houve registro de cinco destelhamentos.

No Bairro Santa Cruz outra situação preocupa. A moradora Michele Barbosa presenciou uma triste cena. Segundo ela, a entidade beneficente Anjo da Guarda, que atende crianças de 2 a 5 anos ficou totalmente destelhada e a água tomou conta de toda a estrutura. “Os pais ficaram desesperados para tirar as crianças dali. O telhado estragou e as salas ficaram todas alagadas”, diz.

A entidade é mantida por doações, inclusive pela população local. Michele comenta que vizinhos estão mobilizados em arrecadar materiais para reformar o telhado. Quem quiser ajudar deve entrar em contato com Silvana pelo (45) 99944-3290.