Esportes

Temporada 2022, a melhor de história da Serpente Aurinegra

Valdinei Silva, presidente do FC Cascavel, já trabalha com foco na temporada 2022

Temporada 2022, a melhor de história da Serpente Aurinegra

Cascavel – A temporada 2021 foi histórica para a Serpente Aurinegra. Após uma derrota para Londrina na final do Campeonato Paranaense 2021, frustrando a conquista do título inédito do Estadual, o FC Cascavel já iniciou o planejamento para a próxima temporada, renovando as expectativas, já que a equipe terá novamente calendário de jogos para o ano todo, com as disputas da Copa do Brasil e dos campeonatos Paranaense e Brasileiro da Série D.

Para 2022, a diretoria do FC Cascavel quer alcançar resultados ainda melhores que os apresentados nesta temporada, principalmente pelo retorno do público ao estádio, o que aconteceu depois de 584 dias em razão da pandemia de Covid-19. Na final do Paranaense no último dia 13, 3.681 torcedores aurinegros foram um espetáculo à parte nas arquibancadas do Estádio Olímpico. E, apesar da derrota nos pênaltis para o Tubarão, os jogadores saíram de campo sob muitos aplausos, pois a torcida reconheceu o empenho e esforço do time que lutou até o fim.

A grande decisão do Paranaense não tinha um representante da cidade de Cascavel desde 1980, ou seja, 41 anos depois do famoso título “dividido” com o saudoso Colorado, a Serpente Aurinegra mostrou a força de Cascavel e da sua torcida, já se colocando como um dos favoritos pelo título do estadual em 2022.

Balanço muito positivo

Neste ano, a Serpente Aurinegra entrou em campo 35 vezes, contando as três competições disputadas. A equipe obteve 16 vitórias, 16 empates e apenas 3 derrotas, o que corresponde a 60% de aproveitamento, com 53 gols marcados e 38 sofridos.

O vice-campeonato Paranaense foi conquistado com uma invencibilidade de 22 jogos. Chama a atenção a força da Serpente Aurinegra quando atua no Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busatto. Em 2021 foram 18 jogos em casa, sendo 11 vitórias, 6 empates e 1 única derrota. O FC Cascavel balançou as redes 28 vezes em casa, uma média de 1,5 gol por jogo. Em seus domínios, o time sofreu 17 gols, média de 1,0 por partida. Todos esses números refletem no aproveitamento de 72% enquanto mandante, estatística muito próxima da equipe do Flamengo, que possui 73,3% de aproveitamento jogando em casa.

É importante destacar que neste ano o Futebol Clube Cascavel ficou entre os 80 melhores times do futebol Brasileiro, somados os 20 times da Série A do Brasileirão, 20 equipes da Série B e 20 da disputa da Série C, mais os 32 classificados para a segunda fase da Série D, onde na classificação geral a Serpente Aurinegra terminou a sua participação na 16ª posição. Ou seja, o 76º lugar no Brasil.

 

Novidades

Para a próxima temporada, o presidente do FC Cascavel, Valdinei Silva, contou que haverá uma renovação de aproximadamente 25% no elenco, com saída e chegada de jogadores. A proposta é chegar ainda mais longe em 2022, ampliado o aproveitamento da Serpente.

“Nosso objetivo já está traçado, pretendemos terminar o Campeonato Paranaense entre os quatro primeiros, buscar o acesso à Série C do Brasileiro, e passar duas fases da Copa do Brasil”, apontou o presidente do FC Cascavel, equipe que já faz história e se fortalece como uma das principais vitrines da Capital do Oeste em todo o país.

Entre as novidades para a próxima temporada, além de mudanças no elenco, está prevista a inauguração do Centro de Treinamento e Formação Técnica, destinado exclusivamente para as categorias de base da Serpente Aurinegra, e também o lançamento de um programa inédito de “sócio torcedor”. Os detalhes ainda não foram divulgados, mas deverão ser repassados pela diretoria entre o final deste ano e o início de 2022.

 

Aurinegra no azul

Valdinei Silva destacou que o clube está fechando o ano “no azul” com as contas em dia, pois houve aumento em publicidade, cerca de 30% nas redes sociais, o que contribuiu na venda de mais camisetas e atração de novos investidores. Ainda no início deste mês, o FC Cascavel firmou uma parceria com um dos principais clubes do Irã, o Sepahan Sport Club. No acordo com a equipe iraniana ficou definido que ambas vão desempenhar um papel de mútua cooperação técnica e comercial.

O bom trabalho realizado em 2021 mostrou o novo modelo de gestão proposto pela diretoria e seus mais de 120 acionistas. Segundo a assessoria do clube, o Cascavel é um dos poucos times no Brasil que possui todas as certidões negativas, realizando pagamentos em dia, sem dívidas e sem processos trabalhistas. (Redação – Paulo Eduardo, com assessoria)

Foto: Felipe Fachini/FC Cascavel

As boas sementes da “Fábrica Cascavelense de Cidadãos”

 

O projeto social FCC (Fábrica Cascavelense de Cidadãos), desenvolvido pelo FC Cascavel em parceria com a ONG Atletas de Jesus completou sexta-feira (15) quatro meses de atividades. Com seis escolinhas de futebol nos espalhadas pelos bairros Colmeia, Santa Cruz, Tarumã, Brasília, Riviera e Santa Felicidade o projeto atende cerca de mil alunos com idades entre 7 e 15 anos.

Utilizando o futebol como ferramenta de transformação social, o projeto FCC tem como objetivo investir no futuro e na formação de crianças e jovens do nosso município. Além disso, a ação busca levar também valores como o da disciplina, o valor da família e a importância de Deus. Valdinei Silva, presidente do FC Cascavel, espera atender em torno de dois mil crianças e adolescentes no projeto em 2022 para, além de formar cidadãos, “lapidar grandes jogadores”.

O clube também está investindo na base e no ano que vem os jovens atletas do FC Cascavel vão disputar o Campeonato Paranaense das categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19.

Incentivo aos atletas com deficiência

 

FC Cascavel Down

A Serpente Aurinegra também apoia o FC Cascavel Down, time de futsal integrado por atletas com necessidades especiais. A parceria envolve a Apae de Cascavel e o Paradesporto SECESP (Secretaria Municipal de Cultura e Esportes). De acordo com Valdinei Silva, em 2022, a equipe de atletas com necessidades especiais vai disputar a Copa Libertadores de Futsal. A data e os locais dos jogos ainda não foram definidos pela organização do evento.

Entretanto, é importante destacar que o paradesporto tem crescido consideravelmente no país, sendo que em 2019 o Brasil foi campeão mundial de futsal ao vencer a Argentina na grande final.

Com a pandemia se encaminhando para o fim, o Brasil espera viajar até o Peru para disputar o mundial em 2022. Quem sabe, até lá, a Seleção Brasileira possa contar com atletas do FC Cascavel Down na competição.