Cotidiano

?Tempo está acabando? em Aleppo, afirma enviado da ONU para a Síria

DAMASCO – O enviado especial da ONU para a Síria afirmou neste domingo que o ?tempo está acabando? para o Leste de Aleppo, controlado pelos rebeldes que lutam contra o governo de Bashar Al-Assad, e expressou a ?indignação internacional? com os bombardeios do regime sírio contra esta zona da cidade. Após reuniões em Damasco, Staffan de Mistura confirmou que o regime de Assad rejeitou uma proposta para que os rebeldes administrem de forma autônoma a área de Aleppo que controlam.

Enquanto isso, ataques de rebeldes e das forças do governo fizeram vítmas civis dos dois lados do conflito en Aleppo neste domingo. No Leste da cidade, uma bomba matou uma família de seis pessoas. Já e ataques rebeldes mataram oito crianças em uma escola do setor controlado pelo governo após quase uma semana de bombardeios pesados do governo na guerra civil síria.

Dois médicos disseram que a família al-Baytounji se sufocou até a morte pois a bomba, que caiu no distrito de Sakhour por volta da meia-noite, teria gás cloro. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), que monitora a guerra, não pôde confirmar o uso do gás de cloro. Damasco tem negado o uso de armas químicas.

Já os bombardeios rebeldes mataram ao menos oito crianças com idades entre 6 e 12 anos. Elas estão entre os 10 mortos na escola de Saria Hasoun, no distrito de al-Farqan, segundo o Observatória e a TV estatal síria.

Centenas de pessoas foram mortas desde terça-feira nos bombardeios mais pesados da guerra civil do país, com o governo e seus aliados tentando anular a resistência na zona Leste de Aleppo. Os militares da Síria e a força aérea russa observaram por duas semanas uma pausa no bombardeio a Aleppo, exceto na linha de frente, depois de uma ofensiva de um mês, do final de setembro até o final de outubro. Mas os ataques recomeçaram na terça-feira.