Cotidiano

Tempo de mudança

Nesta quarta-feira (14), Dom Mauro Aparecido dos Santos lança a Campanha da Fraternidade, durante celebração às 19h, na catedral Nossa Senhora Aparecida. Para este ano, o tema é Fraternidade e superação da violência: vós sois todos irmãos.

De acordo com o pároco Adimir Antonio Mazali, tratar a violência em todas as suas faces é uma forma de a sociedade superar este problema, que hoje é responsável por estatísticas preocupantes no País.

“A Igreja vem tratando ao longo dos anos durante a Campanha da Fraternidade temas de cunho social. Neste ano não seria diferente, principalmente porque o Brasil é hoje um país em que há uma mortalidade muito grande se comparado aos países que estão em guerra. A violência que presenciamos aqui preocupa, e na celebração de domingo nosso bispo vai mostrar à comunidade o que a Igreja propõe para conscientizar a todos sobre este grave problema”, explica.

A Campanha da Fraternidade se intensifica na Quaresma, que inicia hoje e segue até 1º de abril, domingo de Páscoa, mas segundo Mazali, o tema será abordado durante todo o ano por meio de cursos de formação, celebrações, orações voltadas à temática na missa e na catequese.

Preparação e conversão

A Quaresma é para muitos cristãos um período reflexão. São nestes próximos 40 dias que boa parte da população procura intensificar o espírito em relação àquilo que é o mistério central da fé: a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

De acordo com Mazali, este é um tempo de preparação e de conversão. “É um período de rever a vida e viver os três grandes ensinamentos da Igreja: jejum – sacrifício em vista de um autocontrole -, caridade e oração”, diz o pároco.

Na celebração de hoje, após o lançamento da Campanha da Fraternidade, Dom Mauro fará a distribuição das cinzas, uma marca desta quarta-feira. Este ato também será feito nas demais paróquias. O pároco lembra que ao longo da Quaresma haverá novenas, grupos de oração e confissões, além da tradicional programação para a Semana Santa.