Cotidiano

Tempo de espera por emissão de passaporte reduz em 90%

Remanejamento de pessoal e expansão do horário acelerou o processo

Foz do Iguaçu – Com a ampliação no horário de atendimento para a emissão de passaportes, a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu diminuiu em 90% o tempo de espera para atendimento após agendamento feito pelo site, passando de dez dias para apenas um.

Segundo a Delegacia, o remanejamento de pessoal foi essencial para acelerar o processo de emissão do documento. Anteriormente, o setor contava com quatro profissionais. Com o remanejamento de mais um funcionário e a expansão do horário de atendimento vespertino em uma hora – das 9h às 12h e das 13h às 16h -, o número de pessoas atendidas por dia subiu de 30 para 50. Os novos horários começaram a valer em julho.

Até 29 de julho deste ano, a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu emitiu 4.092 passaportes. Em todo o ano passado foram 6.124. No local também é possível obter o Passaporte de Emergência, emitido apenas em circunstâncias específicas, como tratamentos médicos, falecimentos, entre outros. No Paraná, esse tipo de passaporte só é emitido em Curitiba e em Foz do Iguaçu, ao custo de R$ 334, com validade de um ano.

Valores

Para emitir o passaporte, o solicitante terá um custo de R$ 257,25. Os prazos de validade variam conforme a idade da pessoa. O documento às crianças com um ano incompleto é válido por um ano. De um a dois anos incompletos a validade chega há dois anos. Com até três anos incompletos, o prazo expira em três anos.

Entre as crianças de quatro anos incompletos, o documento vale por quatro anos. De quatro anos completos a 18 anos incompletos, a emissão do passaporte é válida por período de cinco anos. Acima disso, a validade é de dez anos. Conforme a Delegacia de Foz, a maioria dos solicitantes que vão até a unidade é da fronteira e de cidades vizinhas.

(Com informações de Marina Kessler)