Cotidiano

Tempo continuará instável no Estado nos próximos sete dias

A previsão é que a chuva diminua no início da próxima semana

Curitiba – O tempo continuará instável nos próximos sete dias, em todas as regiões do Paraná. O dia mais chuvoso será domingo (8). Na região de Curitiba há previsão de trovoada e precipitação de 40 milímetros, mas, inicialmente, sem risco de tempestades com enchentes e alagamentos, segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná).

A previsão é que a chuva diminua no início da próxima semana, voltando com mais intensidade na quarta-feira, quando uma nova frente fria se aproximará do Paraná, principalmente, da região Sul. O meteorologista Tarcísio Valentim da Costa diz que esse período de instabilidade é decorrente de um fluxo de umidade, vindo da região Norte do Brasil.

“Um corredor de umidade vindo da Amazônia mantém as chuvas e o clima instável no Paraná por no mínimo uma semana”, disse.

Temperatura

Em função do tempo instável e de pouco Sol na maioria das regiões do Estado, as temperaturas seguem amenas, principalmente nas faixas Sul, Leste e Litoral.

O meteorologista Tarcício atribui a chuva constante dos últimos dias ao fenômeno El Niño, que consiste em um aquecimento maior do Oceano Pacífico. Essa mudança de temperatura altera a circulação geral da atmosfera gerando chuvas mais intensas no Sul e Sudeste e tempo mais seco no Norte e Nordeste.

“A previsão é que o El Niño esse ano seja um dos mais intensos das últimas década. Com isso, teremos chuvas mais constantes no mês de novembro, assim como ocorreu em outubro”, disse.