Cotidiano

Templo islâmico ganha cor e movimento durante Ramadã

A comunidade muçulmana de Foz do Iguaçu e região de fronteira vai marcar o Ramadã de um jeito especial neste ano. Durante todo o período, uma projeção de vídeo mapping vai dar cor e movimento à cúpula do tempo islâmico, um dos prédios mais icônicos da região. O início do projeto será às 21h de hoje, na rua Meca, 599, no Jardim Central. O ato que marcará a largada do projeto contará com a presença de inúmeras autoridades.

O Centro Cultural Beneficente Islâmico, que idealizou o projeto, informa que a intenção é envolver toda a comunidade, chamando a atenção para a importância do Ramadã. A técnica de videomapeamento consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, tais como fachadas de edifícios e estátuas, por meio da utilização de um software especializado.

A iniciativa só será possível mediante uma parceria que foi firmada entre o CCBI, FPTI (Fundação Parque Tecnológico de Itaipu), Fundação Cultural e RPC TV Cataratas (afiliada da Globo em Foz). O Ramadã é considerado um período sagrado pelos muçulmanos. Ocorre no nono mês do calendário islâmico, quando se acredita que o profeta Maomé recebeu a revelação de Alá. O Ramadã são 30 dias dedicados ao jejum e à oração.