Cotidiano

Tempestades provocam 18 mortes no sul dos EUA e avançam para Nova York

TAMPA, EUA ? Tempestades e tornados deixaram ao menos 18 pessoas mortas no sul dos Estados Unidos no último fim de semana, sendo 14 apenas no estado da Geórgia. No total, sete pessoas morreram no condado de Cook, onde um parque de trailers foi especialmente afetado. Fotos mostraram edifícios desmoronados, tetos destruídos, árvores derrubadas e campos cobertos de destroços. O governador da Geórgia, Nathan Deal, declarou emergência em sete condados no centro-sul do estado e advertiu que as condições perigosas permanecem.

Alertas de ventos e alagamentos continuaram a vigorar na maior parte do território no início desta segunda-feira.

?Peço a todos os moradores da Geórgia para que exerçam a cautela e a vigilância de forma a permanecerem seguros e evitar mais perdas de vidas ou ferimentos?, disse Deal em um informe à imprensa.

A tempestade na Geórgia transformou-se em um tornado que atingiu o Mississippi antes do amanhecer de sábado. A zona mais atingida foi uma área rural do centro-sul do estado, com ao menos 14 mortos. Nesta zona, ao menos cinco pessoas seguem desaparecidas, de acordo com Buddy Dike, prefeito de Adel.

Fenômenos climáticos intensos também deixaram mais de 50 feridos e danificaram cerca de 480 casas no Mississippi. Algumas tempestades continuavam a ameaçar áreas costeiras da Geórgia na noite de domingo, de acordo com Mark McKinnon, porta-voz da Agência de Gerenciamento de Emergência e de Segurança Interna da Geórgia.

Como as tempestades rumaram para a costa leste, diretores de serviços de emergência alertaram moradores da cidade de Nova York para que se preparem para ventos de até 112 km/h e chuva forte até a noite desta segunda-feira. Boletins e alertas de enchentes foram emitidos em quatro dos cinco distritos da metrópole. Na costa oeste, chuvas pesadas oriundas de um sistema climático separado alagaram partes do sul da Califórnia, e meteorologistas alertaram que a tempestade pode ser a mais violenta de vários anos.