Cotidiano

Temperaturas de 2016 batem recorde histórico, diz agência americana

64390264_FILE - In this July 21 2016 file photo the sun sets beyond visitors to Liberty Memorial on.jpg

RIO ? As temperaturas mundiais bateram recorde pelo terceiro ano consecutivo em 2016, aproximando-se da marca que culminaria em eventos extremos como ondas de calores sem precedentes na Índia e derretimento de geleiras no Ártico. Os dados foram divulgados esta manhã pela Agência Oceânica e Atmosférica dos EUA (Noaa).

Os termômetros apontaram que, em 2016, a temperatura da superfície terrestre foi 0,94 grau Celsius acima da média da média histórica, de 13,9 graus Celsius. São marcas semelhantes às divulgadas anteriormente pelas agências Nasa, Met Office (Reino Unido) e pela Universidade East Anglia.

Um dos responsáveis pela quebra do recorde histórico no ano passado foi a presença do fenômeno El Niño, que aqueceu as águas do Oceano Pacífico. O aquecimento global provocado pela ação humana, porém, também exerceu um papel fundamental para este recorde.

Esta foi a terceira vez consecutiva que houve uma quebra de recorde da temperatura global. 2014 havia sido o ano mais quente desde o início dos registros históricos, até a marca ter sido batida por 2015, e, agora, por 2016.

? Não esperamos que os recordes sejam batidos todos os anos, mas a tendência de aquecimento a longo prazo ? alertou Gavin Schmidt, diretor do Instituto Goddard para Estudos Espaciais da Nasa.