Cotidiano

Temperatura chega a 51 graus Celsius em cidade na Índia

RIO — A onda de calor deste ano na Índia quebrou o recorde de temperaturas no país. Nesta quinta-feira, foram registrados 51 graus Celsius na cidade de Phalodi, no estado desértico do Rajastão. O recorde anterior fora registrado em 1956, com 50,6 graus Celsius.

— O dia de ontem (quinta-feira) teve a temperatura mais quente já registrada no país — disse BP Yadav, da agência responsável pelo monitoramento do clima, em entrevista à AFP.

A onda de calor vem afetando a região Norte do país nas últimas semanas, com temperaturas constantemente acima dos 40 graus Celsius. Esta época do ano, de preparação para a temporada de monções, é caracterizada pelo forte calor, mas temperaturas acima de 50 graus são incomuns.

A agência climática divulgou alerta sobre a “onda de calor severa” que deve atingir o país durante o fim de semana. A Índia declara onda de calor quando as temperaturas superam os 45 graus Celsius ou cinco graus acima da média para determinada região.

Neste ano, dezenas de pessoas já morreram no país por causa das altas temperaturas. A situação só deve melhorar com a chegada das monções, em junho.