Cotidiano

Temer vai flexibilizar A Voz do Brasil durante Olimpíada

BRASÍLIA – O presidente interino Michel Temer vai flexibilizar o horário de transmissão do programa de rádio “A Voz do Brasil” durante a Olimpíada do Rio e dos Jogos Paralímpicos. Temer deve assinar nesta quinta-feira à tarde uma Medida Provisória após reunião com o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Na Copa do Mundo, em 2014, a então presidente em exercício Dilma Rousseff havia editado uma MP nos mesmos moldes.

A ideia é que as estações de rádio possam escolher transmitir o programa entre 19h e 22h. Atualmente, o horário obrigatório é às 19h. “A Voz do Brasil”, que dura uma hora, é um programa de comunicação pública que traz informações sobre os Três Poderes. No último dia 5, a Abert havia enviado ao presidente interino um ofício pedindo a flexibilização durante a Olimpíada do Rio, de 5 de agosto a 18 de setembro, para evitar interrupção de transmissão de jogos.

A flexibilização é proposta antiga da associação. Tramita na Câmara um projeto de lei de 2003, além de vários requerimentos para a mudança. Emissoras reclamam de baixa audiência em um horário nobre. Segundo a Abert, quando a flexibilização foi feita na Copa, uma em cada três estações de rádio optou por outra hora para o programa.

Com mais de 80 anos, o programa surgiu no governo Vargas e já se chamou Programa Nacional e Hora do Brasil. No começo, somente notícias do Executivo eram noticiadas. Atualmente, é produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e pelas rádios Câmara, Senado e Justiça.