Cotidiano

Temer vai anunciar agenda de reformas em pronunciamento dia 30

BRASÍLIA. Ao final de uma longa conversa de quase quatro horas, em que o presidente interino Michel Temer se comprometeu com tudo que o PSDB queria, os dirigentes tucanos saíram do Palácio do Jaburu convencidos de que o projeto do partido para 2018 não será atropelado por uma agenda eleitoral comandada pelo ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Temer se comprometeu a anunciar uma ?ousada e corajosa? agenda de reformas em um pronunciamento que fará à nação já na quarta-feira, dia 30, quando espera ver concluído o impeachment e o afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff. Mais espaço para o PSDB no centro de decisão do governo também está sendo discutido.

Segundo o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), Temer foi muito assertivo e prometeu um novo governo a partir do fim do período de interinidade: comprometido com a História e não com eleição. Sobre a movimentação de Meirelles, que o PSDB vê com preocupação em relação a um eventual afrouxamento do ajuste fiscal, Aécio disse que o ?fundamental? é a palavra do presidente Temer.

O PSDB teme que o ministro da Fazenda esteja já articulando para disputar o Planalto em 2018 e Temer teme que ataques a sua atuação por parte dos tucanos contamine a aprovação do pacote de ajuste fiscal.

? Sobre o ministro Meirelles o fundamental é a palavra do presidente Temer. Vai haver um realinhamento e uma convergência clara do PSDB com o governo ? garantiu Aécio.

E, pela fala de Aécio, Temer conseguiu dissipar as dúvidas em relação a implementação da agenda de reformas do estado, previdência e política.

? Nós estamos juntos em apoio ao governo. Não há tempo a perder. Compreendemos que a interinidade traz limitações. Mas o presidente Temer disse que dia 29 começa para valer o seu governo e para isso não pode haver ambiguidade ? disse Aécio, completando:

? Após o afastamento da presidente Dilma o presidente Michel vai apresentar ao Brasil um a agenda ousada e corajosa de reformas. Ele não tem possibilidade de errar daqui para a frente. Vai apresentar uma agenda para recuperar o país .

Segundo Aécio foi uma conversa ?republicana? sobre uma agenda que iniba os gastos públicos e encaminhamento de reformas, até o fim do ano, para sair do abismo ?que o PT? jogou o País. Sobre o rito de julgamento do impeachment, Aécio disse que Temer está confiante que já na terça-feira, dia 29, Dilma não será mais presidente.

? Já estamos começando o segundo tempo do jogo. Não há mais tempo a perder. Na quarta-feira o Michel fará um pronunciamento a Nação sinalizando, de forma definitiva, que seu governo está começando para valer ? disse Aécio.

Além dele participaram do jantar os líderes Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Antônio Imbassahy (PSDB-BA), o senador Tasso Jeiressatti (PSDB-CE), e os ministros Eliseu Padilha , da Casa Civil e Moreira Franco.