Cotidiano

Temer telefona para novo secretário-geral da ONU

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer telefonou para o novo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o português António Guterres, nesta quinta-feira. Temer convidou Guterres a visitar o Brasil, e também ligou para o presidente luso, Marcelo Rebelo de Sousa, que virá a Brasília no fim de outubro para um encontro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Guterres, que já foi primeiro-ministro de Portugal e chefe do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), havia sido indicado formalmente pelo Conselho de Segurança da ONU na última quinta-feira. Nesta quinta-feira, a Assembleia Geral aprovou a escolha por unanimidade para o cargo de secretário-geral a partir do ano que vem, em sucessão ao sul-coreano Ban Ki-moon.

– O presidente da República Michel Temer reafirmou a satisfação com que a escolha de Guterres foi recebida no Brasil, e reiterou a confiança que depositamos em sua capacidade de diálogo e liderança – disse Alexandre Parola, porta-voz do governo. Temer convidou o novo secretário-geral para uma visita ao Brasil, ainda sem data para acontecer.

Michel Temer também fez uma ligação para o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, parabenizando-o pela escolha de Guterres à frente da ONU. Rebelo de Sousa virá a Brasília para uma reunião da CPLP, que acontecerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.