Cotidiano

Temer silencia sobre recorde de desemprego em palestra a investidores em SP

temer.jpgSÃO PAULO – Em uma palestra a investidores nacionais e internacionais nesta terça-feira em São Paulo, o presidente Michel Temer fez um discurso otimista sobre a economia brasileira. Temer falou de reformas estruturais, inflação, juros, mas silenciou sobre a taxa recorde de desemprego no país divulgada nesta manhã pelo IBGE.

Em 30 minutos de pronunciamento, a questão da geração de empregos foi abordada em um único momento no discurso de Temer, quando ele mencionava a importância da parceria entre governo e iniciativa privada.

? Temos também uma agenda de produtividade para o Brasil construída entre o estado e a iniciativa privada que visa à atração de investimentos e criação de empregos ? afirmou Temer.

De acordo com o IBGE, taxa de desemprego atingiu 11,5% em 2016 e o número de desempregados atingiu 11,8 milhões. É o maior índice já registrada pelo IBGE na série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.

Temer começou a palestra destacando ?indicadores saudáveis?, como inflação dentro da meta em 2016 e queda dos juros nos últimos meses. fez um discurso otimista de recuperação da economia.

? Nossa economia abre 2017 com boas notícias e não é por obra do acaso. Quem planta responsabilidade colhe indicadores saudáveis ? disse.

Ele destacou a reforma fiscal promovida com a aprovação da PEC do Teto dos gastos públicos e a reforma do ensino médio. O presidente voltou a dizer que o foco este ano são as reformas da Previdência e trabalhista.

O roteiro do pronunciamento foi o mesmo que o presidente tem adotado em diversos compromissos públicos de que o Brasil “está entrando nos trilhos”. Temer chegou a pedir aplausos ao presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.

PREVIDÊNCIA

Em defesa do texto de reforma da previdência que o governo elaborou, Temer disse que fixar uma idade mínima para a aposentadoria no Brasil é “óbvio”. O ponto é dos mais polêmicos da proposta governista.

? Para a reforma da previdência nós propusemos aquilo que é óbvio: uma idade mínima. Isso foi feito em vários países e vamos precisar disso aqui também ? afirmou.