Cotidiano

Temer: se PIB crescer 2% em 2017, governo merecerá aplauso

BRASÍLIA – O presidente interino Michel Temer afirmou nesta quarta-feira que será merecedor de aplauso nacional caso se confirmem projeções de alguns analistas apontando um crescimento de 2% na economia brasileira em 2017. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu 3,8% no ano passado e, de acordo com o relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, deve cair mais 3,3% em 2016. Em tom de brincadeira, Temer disse que ficou até preocupado a notícia de crescimento de 2%, pelo exagero dela. O próprio governo estima uma elevação de 1,2% do PIB.

— Nós achamos que estamos tomando o caminho correto. A economia, como diz o ministro (Henrique) Meirelles (da Fazenda), Dyogo (Oliveira, ministro do Planejamento), basta ler os jornais. Aliás, ontem, viu, Meirelles, li uma notícia que até me preocupou um pouco, pelo exagero — disse Temer, rindo e completando:

— Porque dizia assim: no ano que vem crescerá 2% do PIB, no mínimo. Se isso acontecer, nós temos que ganhar o aplauso nacional. Eu não tenho dúvida disso. Não é uma coisa fácil.

O discurso foi durante reunião com representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), ocorrida no Palácio do Planalto. Além de Meirelles e Oliveira, também participaram do encontro os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo). Os prefeitos reclamam de atraso ou diminuição de repasses da União, pedem uma fatia maior dos recursos provenientes da repatriação de dinheiro mantido por brasileiros no exterior, e querem uma renegociação da dívida.