Cotidiano

Temer sanciona reforma do ensino médio e aumento na carga horária

ensinomedio.jpg

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer sancionou nesta quinta-feira a reforma do ensino médio, que terá nova grade curricular, ensino integral e aumento na carga horária. A matéria foi aprovada pelo Senado no último dia 8.

Ensino Médio

Entre os principais pontos da reforma estão a implementação do ensino integral, com oito horas por dia e apoio financeiro da União por dez anos; aumento da carga horária diária de quatro para cinco horas; e a mudança na grade curricular que estimulará os alunos a optarem por matérias de áreas de interesse.

A carga horária do atual ensino médio é de 2.400 horas. O número passará para 3 mil horas, e será divido da seguinte forma: 1.800 horas serão para disciplinas obrigatórias, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular ? que ainda será homologada neste ano. Já as outras 1.200 horas irão para o caminho escolhido por estudante: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; e formação técnica profissional.

Neste modelo, Educação Física (optativa no último ano) e Artes estarão na grade das redes. Antes, a reforma enviada ao Congresso pelo governo tirava a obrigatoriedade das disciplinas de Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia.